domingo, 10 de fevereiro de 2008

Festival Instrumental de Tatuí


Orquestras À Base de Corda e de Sopro se apresentam no 8º Festival Brasil Instrumental
A Orquestra À Base de Corda e a Orquestra À Base de Sopro, mantidas pela Fundação Cultural, participam do 8º Festival Brasil Instrumental, em Tatuí, São Paulo. O Festival começa no dia 7 de fevereiro. Os grupos da Prefeitura de Curitiba se apresentam no dia 14.
A Orquestra À Base de Corda é formada por nove integrantes e o grupo toca repertório exclusivamente brasileiro e abrange todas as épocas, gêneros e estilos da música brasileira - do choro às músicas contemporâneas. Os 17 músicos da Orquestra À Base de Sopro trabalham pela divulgar todos os ritmos da música instrumental brasileira. As duas orquestras surgiram em 1998, durante uma apresentação da Oficina de Música de Curitiba.
A Orquestra À Base de Corda é a primeira a se apresentar, na quinta-feira (14), às 12h, com músicas do CD Antiqüera, primeiro CD da Orquestra lançado na programação da 26ª Oficina de Música de Curitiba, em janeiro. O repertório do CD, com direção musical de João Egashira, apresenta grande diversidade rítmica, bem explorada pelos arranjadores, como o pagode-de-viola em Urubu-rei e o baião na faixa Baião do pé rachado.
No mesmo dia, às 20h30, quem sobe ao palco é a Orquestra À Base de Sopro com as composições do CD Mestre Waltel, lançado em 2007, que reúne composições de Waltel Branco e de integrantes da orquestra. Os grupos também participam de bate-papo com os alunos do Festival.
O Festival Brasil Instrumental nasceu no ano 2000 abrindo as portas do Conservatório de Tatuí para a música instrumental brasileira. A oitava edição acontece de 7 a 17 de fevereiro com a participação de importantes nomes da música como Waltel Branco, Hamilton de Holanda, Lula Galvão, Carrapicho, entre outros. Mais informações podem ser obtidas no endereço eletrônico http://www.conservatoriodetatui.org.br


Nenhum comentário: