quarta-feira, 12 de março de 2008

Expo Unimed Curitiba apresenta grande exposição sobre a história de Curitiba

Mostra “Curitiba, a construção de uma cidade” fala da história da capital paranaense e de sua preocupação com o meio ambiente ao longo do tempo

A Universidade Positivo abrigará, a partir de 15 de março, em comemoração aos 315 anos de Curitiba, a exposição interativa Curitiba, a construção de uma cidade, organizada pela Fundação Cultural de Curitiba em parceria com o Grupo Positivo, maior corporação de Educação e Tecnologia do Brasil. A exposição será realizada dentro do Expo Unimed Curitiba, centro de eventos construído no campus da instituição, e vai atender preferencialmente crianças e adolescentes das escolas de Curitiba no período de 15 a 28 de março. A partir do dia 30, a visitação estará aberta para o público em geral, diariamente das 10h às 19h, até dia 10 de abril. A entrada é gratuita.
Viagem pela história do passado e um embarque para o futuro - A exposição aborda a história da capital paranaense e sua vocação de preservação do meio ambiente desde a época colonial, antes de sua fundação, até o tempo presente e os projetos para o futuro. Curitiba, a construção de uma cidade exibirá o vasto material de acervo da FCC, mostrando a evolução da cidade em seus 315 anos de vida até as perspectivas para o futuro. A exposição será instalada no átrio principal do Expo Unimed Curitiba.
Curitiba, a construção de uma cidade traz, ainda, painéis com todas as capas do jornal Gazeta do Povo do dia 29 de março, desde o ano de fundação do jornal, em 1919. Representando as tendências que irão manter a cidade na vanguarda mundial, as maiores empresas sediadas em Curitiba também terão espaço na mostra. Personagens da história econômica e cultural da cidade, elas terão a oportunidade de contar ao público suas histórias particulares.
Reunindo 300 peças do acervo da FCC – pinturas, mapas, fotos, desenhos, relatos de viajantes, textos literários, documentos, filmes e anúncios publicitários – a exposição Curitiba, a construção de uma cidade é dividida em seis seções: Curitiba colonial, Curitiba capital, Curitiba na Belle Époque, Curitiba moderna, Curitiba contemporânea e Curitiba do amanhã. Todas falam de períodos históricos da cidade traçando um paralelo com a questão ambiental, sem esquecer de fatos políticos, econômicos e culturais que marcaram a trajetória da capital.
Da forma como a mostra foi organizada, o visitante não precisa seguir a linha do tempo histórica, podendo dirigir-se primeiro às seções que mais lhe interessarem. No centro da exibição, uma mesa expõe uma projeção da planta de Curitiba e sua evolução em seus 315 anos de vida. Ao redor da mesa, seis monitores exibem filmes de cineastas curitibanos de variados períodos. Ao final da mostra, o visitante tem a chance de deixar sua contribuição pessoal à história de Curitiba, num convite aos curitibanos para refletirem como será sua cidade daqui a cinco, dez, 50 anos. A pesquisa foi conduzida pelos historiadores Marcelo Sutil e Maria Luiza Gonçalves Baracho.
Conteúdo na Internet – acesso para todos - A partir do dia 15 de março, um hotsite especialmente elaborado para a exposição em homenagem ao aniversário de Curitiba estará disponível no endereço www.positivoinformatica.com.br/curitiba315. Este hotsite foi desenvolvido pelas equipes dos maiores portais de educação do país, o Portal Aprende Brasil e o Portal Educacional da divisão de Tecnologia Educacional da Positivo Informática. Os conteúdos do hotsite também serão apresentados para os visitantes do evento, projetados em uma lousa interativa, numa das estações da exposição.

Expo Unimed Curitiba e Teatro Positivo – Grande Auditório
Reunindo projeto arquitetônico inovador e instalado dentro de um câmpus universitário, o Expo Unimed Curitiba, centro de eventos da Universidade Positivo, será inaugurado no dia 29 de março, aniversário de 315 anos de Curitiba. No mesmo dia também será inaugurado o Teatro Positivo – Grande Auditório, o maior do Paraná, com 2.400 lugares, que receberá um concerto do tenor espanhol José Carreras.
O Expo Unimed Curitiba apresenta uma flexibilidade dos espaços internos que o torna referência para acontecimentos científicos na região Sul. O centro de eventos e as salas multiuso, construídos sobre uma área de 8.365 m², são distribuídos em pavilhão de piso único, e foram projetados para acolher vários eventos simultâneos, sem que um interfira em outro.
O estacionamento do complexo tem capacidade para mais de 2 mil veículos. Além do Expo Unimed Curitiba e do Teatro Positivo – Grande Auditório, o Grupo Positivo está construindo no campus da Universidade Positivo um hotel, com previsão de inauguração em 2009, que será administrado pela rede Bourbon.

Serviço:
Curitiba, a construção de uma cidade
Data: 15 de março a 10 de abril
Horário: 10h às 19h.
Local: Expo Unimed Curitiba – Universidade Positivo (Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300, Campo Comprido).
Entrada: gratuita
Informações : 3317-3193
* A exposição ficará fechada à visitação nos dias 23, 27, 28 e 29/03.

Nenhum comentário: