terça-feira, 25 de março de 2008

Fabrizio Andriani expõe pinturas no Centro de Criatividade


As obras de Fabrizio Andriani estão relacionadas ao universo da pintura, dos videogames e das HQs de ficção científica


O Centro de Criatividade de Curitiba, espaço da Prefeitura administrado pela Fundação Cultural de Curitiba, abre nesta quinta-feira (27), às 19h, a exposição de pinturas do artista plástico Fabrizio Andriani. Suas obras estão relacionadas ao universo da televisão, dos videogames e das histórias em quadrinhos de ficção científica. Seus retratos de figuras humanas remetem ao fantástico e ao grotesco, formando uma galeria de personagens mutantes, estranhos e surreais.

Influenciado pelo grafismo, texturas e temas da Graphic Novel de vanguarda, o artista imprime em seus trabalhos traços vigorosos e cromáticos. Grandes mestres da pintura, como Giotto, Brueghel, Bosch e Goya, estão entre suas preferências. Para Andriani, a sua geração sofreu na pele a influência da linguagem televisiva. “É impossível que alguém, que tenha sido exposto desde criança à luz catódica, possa interpretar a realidade sem esse condicionamento. Quantas horas ficamos diante da TV, do computador ou de um videogame? A televisão e o computador me contaminaram. Nada é tão atual quanto esta cicatriz que está em nossos cérebros”, diz o artista.

Em seus trabalhos, Andriani aproveita as novas tecnologias das tintas para explorar cores cada vez mais parecidas com as que se percebe nos monitores, em tons metálicos e fluorescentes. A mostra reúne uma variedade de figuras humanas, criaturas inventadas e um auto-retrato do autor. Andriani expõe também pela primeira vez o quadro Trânsito Canibal, um dos trabalhos contemplados pelo edital Arte Urbana no Transporte Coletivo 2007, do Fundo Municipal da Cultura da Prefeitura de Curitiba.



O artista - Fabrizio Andriani nasceu em São Paulo em 1971, filho de pai italiano e mãe brasileira. Ainda menino, em 1980, foi morar na Itália. Estudou na Accademia Ligustica di Belle Arti, em Gênova, onde tomou contato com o muralismo e realizou obras em espaços urbanos. Expôs também no Teatro Politeama Genovese. Na Inglaterra, fez durante seis meses cursos de ilustração e fotografia.

Em 2001, de volta ao Brasil, trabalhou em agências de publicidade de Curitiba. Em 2002 foi para Belém do Pará, para trabalhar com projetos de inclusão social por meio das artes. Criou e coordenou o projeto Celpa em Grafite para a empresa de energia elétrica do Pará e para a ONG Urbanarte, levando a arte do grafite e da pintura mural aos jovens da periferia.

Atualmente, é professor de arte no Colégio Anjo da Guarda e na Escola Palmares em Curitiba, além de ser sócio do escritório de ilustrações e design, a ZnorT! Foi também curador da exposição Originais de Joe Bennett, em comemoração aos 25 anos da Gibiteca de Curitiba.




Serviço:

Exposição de pinturas de Fabrízio Andriani

Data: de 27 de março (abertura às 19h) a 4 de maio de 2008.

Local: Centro de Criatividade de Curitiba – Rua Mateus Leme, 4.700 – Parque São Lourenço

Horário: diariamente, das 9h às 12h e das 14h às 18h

Entrada franca.

Nenhum comentário: