segunda-feira, 26 de maio de 2008

Cantora pernambucana apresenta-se no Paiol



O show, nesta quarta-feira (28), às 21h, marca a estréia de Alessandra Leão em Curitiba



Uma das revelações da música de Pernambuco, a cantora Alessandra Leão é a atração do Teatro Paiol, nesta quarta-feira (18), às 21h. Seu CD “Brinquedo de Tambor”, gravado em 2006, foi elogiado por David Byrne e eleito pela revista gaúcha “O Dilúvio” um dos dez melhores lançamentos daquele ano, sendo vital para que a cantora participasse do programa Rumos Itaú Cultural Música. O show marca a estréia da cantora, compositora e instrumentista em Curitiba.

Alessandra buscou em suas composições inspiração no interior de Pernambuco, onde festa é brincadeira; música e dança são brinquedos, daí o nome “Brinquedo de Tambor”. As composições são direcionadas para o samba de roda e o coco. “Observar, entender e estabelecer uma relação entre esses dois gêneros e tomá-la como ponto de partida para novas composições e arranjos é um trabalho bastante desafiador e instigante em busca de uma estética musical nova e ao mesmo tempo profundamente ligada à tradição”, diz Alessandra.

A concepção, os arranjos de percussão do CD e a produção musical são frutos da parceria de Alessandra com o músico, arranjador e compositor Caçapa, que também assina a maioria dos arranjos de cordas. A singularidade do projeto é que ele não se propõe a ser um registro das raízes tradicionais do coco nem do samba, mas sim a visão pessoal da musicista e de seu parceiro, sobre estes dois gêneros, revelando também o trabalho de uma nova compositora comprometida com a ancestralidade de sua música.

No show, Alessandra Leão conta com a participação dos músicos: Hugo Linns na guitarra semi-acústica e viola, Rodrigo Samico no violão de 7 cordas, Maíra Macêdo, Carlos Amarelo e Guga Santos, todos na percussão e voz, além de Alessandra também na percussão e de Caçapa na viola de 10 cordas. O show teve estréia no Festival de Inverno de Garanhuns (PE) e também pôde ser visto no “Projeto Seis e Meia” (dividindo a noite com Chico César); no Festival Rotas - Culturas e Comunidades (em Odivelas, Portugal) e em Recife, Natal, Belo Horizonte e Porto Alegre.

Alessandra Leão é percussionista, compositora e cantora. Iniciou sua carreira musical em brincadeiras de rua, frevo de bloco, boi de carnaval, cavalo-marinho e afoxé. Logo em seguida, participou da fundação do grupo Comadre Fulozinha, sendo esse seu primeiro trabalho profissional. Nesses dez anos atuando no mercado musical, teve o privilégio de trabalhar ao lado de músicos como Antônio Carlos Nóbrega, Siba, Silvério Pessoa e Zé Neguinho do Coco. Desde 2004, idealizou e coordena o projeto coletivo Folia de Santo, que se propõe a compor músicas baseadas nas tradições ligadas ao “catolicismo popular”. O CD homônimo está em fase de finalização.

O repertório para o segundo CD solo já começou a ser composto e será produzido em 2008 através do Programa Petrobrás Cultural/2007. Em 2007, foi uma das selecionadas no Programa Rumos Itaú Cultural, na cartilha Mapeamento. O evento em Curitiba tem apoio do Programa Funcultura do Governo do Pernambuco, da Prefeitura do Recife, do Hotel Deville Express e do Restaurante Beto Batata. É uma realização da Vitrô Recife Produções e Alvaro Collaço Produções.


Serviço:

Show de Alessandra Leão

Data: 28 de maio (quarta-feira), às 21h

Local: Teatro Paiol – Praça Guido Viaro, s/n

Ingressos: R$ 15 (inteira)

Informações: 3213-1340

Informações para imprensa: 3352-1201 e 9173-9990 (Álvaro Collaço)


Nenhum comentário: