quinta-feira, 29 de maio de 2008

Evento dos 25 anos da Gibiteca concorre ao prêmio HQMix


A Gibiteca, unidade da Prefeitura administrada pela Fundação Cultural de Curitiba, foi indicada em uma das categorias do 20º Troféu HQMix, que premia os melhores dos quadrinhos.

A programação realizada no ano passado, pela Fundação Cultural de Curitiba, para comemorar os 25 anos da Gibiteca, está concorrendo na categoria Evento do 20º Troféu HQMix. A entrega dos prêmios será no dia 23 de julho, no Sesc Pompéia, em São Paulo. A votação será feita por 1.200 profissionais da área, que agora vão escolher os vencedores de cada categoria.

Além da Gibiteca, a edição deste ano do HQMix tem a participação de artistas paranaenses, entre eles o desenhista Cláudio Seto, que será o homenageado especial do evento. Seto recebe a homenagem por ser um dos pioneiros do mangá nacional. Seu personagem Samurai será retratado na estatueta da premiação, esculpida pelo artista Olintho Tahara. A intenção é celebrar também os 100 Anos da Imigração Japonesa no Brasil.

Outros paranaenses estão concorrendo ao prêmio: José Aguiar, nas categorias Melhor Site de Autor e Melhor Exposição; Leonardo Melo, como Roteirista Revelação; Paixão, como Melhor Chargista; a revista Quadrinhópole, na categoria Publicação Independente de Grupo; Benett, na categoria Melhor Tira Nacional; Solda, em Melhor Blog de Artista Gráfico, e André Caliman, em Melhor Site de Autor.

A Gibiteca disputa o prêmio com a 2ª Semana de Quadrinhos (UFRJ), 2º Festival de Quadrinhos (Fnac Brasília), 4º Ilustra Brasil, 5º Festival Internacional de Quadrinhos, Anime Dreams e Recife 12 Horas de HQ. Os 25 anos da Gibiteca foram comemorados em outubro de 2007, com uma extensa programação de exposições, oficinas, palestras, exibição de filmes e lançamento de revistas. Algumas das estrelas dos quadrinhos estiveram na cidade, entre eles Joe Bennett, artista de Belém do Pará, que é desenhista exclusivo da DC Comics, uma das maiores editoras norte-americanas de quadrinhos.

O Troféu HQMix foi criado em 1988 pelo editor Gualberto Costa e pelo cartunista José Alberto Lovetro, com o objetivo de divulgar e premiar a produção de quadrinhos, animação e outras iniciativas envolvendo a criação de HQs no Brasil. O prêmio é conferido pela Associação dos Cartunistas do Brasil e pelo Instituto Memorial das Artes Gráficas do Brasil (Imag).

Nenhum comentário: