segunda-feira, 26 de maio de 2008

Fundação Cultural promove II Seminário de Cinema Digital

A Fundação Cultural de Curitiba promove, de 27 a 29 de maio, um seminário para debater questões relacionadas às novas mídias audiovisuais.

Acontece de 27 a 29 de maio, na Cinemateca de Curitiba, o II Seminário de Cinema Digital, promovido pela Fundação Cultural de Curitiba. O seminário debaterá questões relacionadas às novas mídias audiovisuais. Serão abordados aspectos da preservação digital, das novas tecnologias da imagem e das novas mídias usadas na produção cinematográfica. As palestras, com início às 19h30, serão apresentadas por Rodrigo Mercês, Carlos Ebert e Andréa Tonacci.

Preservação Digital é o tema do primeiro dia do encontro (27). Será abordado pelo restaurador Rodrigo Mercês, do Laboratório de Restauração da Cinemateca Brasileira (SP). Na quarta-feira (28), Carlos Ebert falará sobre Novas Tecnologias da Imagem. Carlos Ebert foi diretor de fotografia do filme O Bandido da Luz Vermelha, de Rogério Sganzerla, e hoje desenvolve experiências de vanguarda, como no filme Satori Uso, curta-metragem de Rodrigo Grota, premiado nos principais festivais de cinema do país e já exibido em vários países.

Quinta-feira (29), o seminário contará com a presença do cineasta Andrea Tonacci, que discorrerá sobre o tema Novas Mídias. Um dos participantes do Cinema Marginal, nos anos 70, Tonacci dirigiu Bang Bang, considerado uma das obras-primas daquele movimento. Um dos pioneiros na utilização de equipamento de vídeo portátil no Brasil, realizou entre 1977 e 1984 ampla documentação das culturas indígenas em vários estados brasileiros e também em países da América do Sul e nos Estados Unidos. Produtor, diretor e fotógrafo de documentários, filmes e institucionais, Andrea Tonacci é também pesquisador de linguagem audiovisual. Em 2006, foi vencedor do Festival de Gramado (melhor filme e melhor diretor), com o longa-metragem Serras da Desordem, que também retrata a questão indígena no Brasil.

Nenhum comentário: