quarta-feira, 21 de maio de 2008

Menos Emergências no Teatro Cleon Jacques



Crítica política permeia a peça encenada pela Pausa Companhia de Teatro, com temporada de apresentações de 23 de maio a 15 de junho.

O cartaz do Teatro Cleon Jacques, espaço da Fundação Cultural de Curitiba, é a peça Menos Emergências, encenada pela Pausa Companhia de Teatro, sob a direção geral de Márcio Mattana. A temporada de apresentações tem início nesta sexta-feira (23) e prossegue até 15 de junho, com sessões de sexta-feira a domingo, sempre às 21h. O espetáculo foi selecionado pelo edital Teatro e Circo II – 2007/2008 e recebeu recursos do Fundo Municipal da Cultura da Prefeitura de Curitiba.

Inspirada nas obras do dramaturgo inglês Martin Crimp, a peça apresenta um grupo de pessoas contando histórias sobre temas diversos. Na adaptação da Pausa Companhia de Teatro, transparece o minimalismo teatral e a crítica política. Em um cenário simples, os atores tecem meticulosos diálogos sobre situações cotidianas, com um texto que promove reflexões importantes sobre a violência, a angústia e o desrespeito vividos nos dias de hoje.

A primeira história é sobre uma mulher que percebe que seu casamento foi um erro, mas continua lá, cúmplice do marido em viver uma mentira pública, enquanto alimenta dor e violência a portas fechadas. Na segunda, ocorreu um massacre escolar do tipo Coloumbine; na terceira, o filho do casal da primeira peça está trancado numa torre, enquanto a violência parece tomar conta do lado de fora.

Com base nesses temas, surgem perguntas, a começar com a identificação dos contadores de histórias. Quem são eles? Atores em uma peça? Produtores discutindo um roteiro? De onde vêm essas histórias? Na era de Hollywood e do noticiário 24 horas, é possível reagir de modo espontâneo aos eventos no mundo à nossa volta, ou pelo menos às crises emocionais das nossas próprias vidas? Esses são assuntos que alimentam os questionamentos do mundo atual e que serão apresentados no decorrer da peça.

Sobre o autor e a obra Ao longo dos últimos vinte anos, Martin Crimp tornou-se conhecido como um dos mais enigmáticos e interessantes dramaturgos ingleses. Sem medo de subverter, provocar e desconcertar, ele combina o vazio e a desolação do surrealismo de Becket, a humanidade mundana, porém incompreensível de Pinter e o experimentalismo na forma de Caryl Churchill.

O dramaturgo aproveita a estreita relação com o Royal Court para demonstrar seu comprometimento com a nova escrita. Sua mais recente criação, Menos Emergências, mistura três peças curtas: De Cara pra Parede, de 2002, Menos Emergências, escrita anteriormente e ainda não encenada, e a nova Todo o Céu Azul. Com a duração de apenas 65 minutos, Menos Emergências é uma obra-prima de minimalismo teatral.

Serviço:

Peça Menos Emergências, encenada pela Pausa Companhia de Teatro, sob a direção geral de Márcio Mattana

Data: de 23 de maio a 15 de julho de 2008, com sessões de sexta-feira a domingo, sempre às 21h

Local: Teatro Cleon Jacques (Centro de Criatividade de Curitiba – Rua Mateus Leme, 4.700)

Ingresso: uma lata de leite em pó

Nenhum comentário: