domingo, 4 de maio de 2008

SEM DEIXAR RASTROS


de Sean Doolittle

Páginas:268

Editado no Brasil, agora, pela primeira vez, o americano Sean Doolittle não será apenas mais um escritor a ocupar as estantes de romance policial nas livrarias. Reconhecido nos Estados Unidos e elogiado por ficcionistas do porte de Dennis Lehane e Michael Connelly, Doolittle é a aposta da nova safra de autores policiais. A justificativa é simples: em seus livros, o mais importante não é quem matou. O que está em jogo são as conseqüências e os bastidores dos assassinatos. É justamente essa reunião de tramas e armadilhas que vão seduzir os leitores em Sem deixar rastros.

O policial Matthew Worth fica completamente perdido após se divorciar de Sondra. Sua ex-mulher o trocara por um detetive de homicídios. Inconformado com a descoberta, Worth perde o controle. O resultado é o afastamento temporário do policial das ruas e o início de um tratamento psiquiátrico. Em observação, Worth é remanejado para o supermercado SaveMore. Lá, trabalha como vigia noturno e se diverte ajudando a empacotar as compras: “Papel ou plástico?”, pergunta a cada cliente.

Apesar do supermercado estar localizado em uma região violenta, Worth jamais pensou que sua vida pudesse mudar da noite para o dia, literalmente. Homem de poucas palavras e muita observação, o policial tem um carinho especial pela jovem Gwen, que trabalha como caixa no mercado. Ele não sabia, no entanto, a dimensão de tal admiração. Tampouco onde ela o levaria.

Numa noite, Gwen liga para Matt (é assim que ela o chama) e pede ajuda. De imediato, o policial vai até o apartamento da jovem. No chão, um homem morto. Em pé, Gwen desesperada. O corpo é de Russell, namorado de Gwen que constantemente a agredia. Como policial, Worth deveria ligar para o distrito e fazer a ocorrência. Mas seu coração fala mais alto. Quando se dá conta, está no carro de Russell, com arma no porta-luvas, dinheiro escondido e o corpo na mala.

Munido de vários personagens, todos muito bem construídos, Sean Doolittle desenvolve um thriller realista, misterioso e passional nos melhores moldes da tradição noir. Dividido em capítulos e em subcapítulos, a narrativa cortante, direta e descritiva provoca um efeito cinematográfico: cada parágrafo, uma cena. A não-linearidade da escrita, o vai-e-volta no tempo e o entrelace de várias histórias e pensamentos deixam ainda mais rica a leitura de Sem deixar rastros.

um lançamento da

Nenhum comentário: