sexta-feira, 6 de junho de 2008

Grupo de choro interpreta músicas de Waldir Azevedo




O grupo Poucas & Boas apresenta o show com os sucessos de Waldir Azevedo, na próxima terça-feira (10), no Teatro Paiol

O Grupo de Choro Poucas & Boas, formado pelos músicos Julião Boêmio (cavaquinho), Marcel Cruz (pandeiro) e Alvino 7 Cordas (violão), apresenta-se pela série Terça Brasileira no Paiol, promovida pela Fundação Cultural de Curitiba. Nesta terça-feira (10), às 20h, no Teatro Paiol, o trio interpreta composições de Waldir Azevedo, autor de clássicos como Brasileirinho, Pedacinhos do Céu e Delicado.

O show cobre a trajetória de um dos compositores e cavaquinistas que mais contribuíram para a divulgação do choro nos anos 50. Waldir Azevedo foi o responsável por tirar o cavaquinho do anonimato do acompanhamento para ser valorizado como instrumento solista, explorando de forma inédita suas potencialidades.

Waldir Azevedo nasceu em 1923 e iniciou sua carreira musical em 1945, ao ocupar uma vaga de cavaquinista no regional de Dilermando Reis, na Rádio Clube do Brasil. Em 1949, gravou seu primeiro disco com as músicas Brasileirinho e Carioquinha. Excursionando pela Europa, Japão e Estados Unidos, tornou-se um sucesso mundial. Algumas dessas turnês eram bancadas pelo Itamaraty, numa iniciativa de divulgar a música brasileira. Waldir Azevedo morreu em 1980, deixando mais de 20 elepês gravados.

Os integrantes do trio Poucas & Boas são músicos que se destacam no cenário musical de Curitiba. Alvino 7 Cordas é luthier de instrumentos de cordas e integra também o conjunto Choro & Seresta. Marcel Cruz é aluno do curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Paraná e faz parte dos grupos Banda Palco, Sossega Malandro e Batuque Da Silva. Julião Boêmio é professor de cavaquinho, músico da Orquestra À Base de Corda e do grupo Ebubu Fulô.

No repertório do show estão os grandes sucessos de Waldir Azevedo: Brasileirinho, Pedacinho do Céu, Delicado, Chorinho Antigo, Carioquinha, Sem Pretensões, Uma Saudade, Choro Doido, Choro Novo em Dó, Não Há de Ser Nada, entre outros. Há também músicas feitas pelo compositor em parceria com outros músicos, como Camundongo (Waldir e Risadinha Do Pandeiro), Contraste (Waldir e Hamilton Costa) e Assim Traduzi Você (Avendano Junior).

Serviço:

Série Terça Brasileira no Paiol

Poucas & Boas interpreta Waldir Azevedo

Data: 10 de junho de 2008 (terça-feira), às 20h

Local: Teatro Paiol – Praça Guido Viaro, s/n – Prado Velho

Ingressos: R $ 10 e R$ 5 mais um quilo de alimento.

Nenhum comentário: