quinta-feira, 12 de junho de 2008

Orquestra À Base de Sopro no show Afro Bossa Nova

Neste sábado (14), no Parque São Lourenço, a orquestra curitibana abre espetáculo promovido pelo Grupo Votorantim, em homenagem a Tom Jobim e aos 50 anos da Bossa Nova.

A edição paranaense do projeto Afro Bossa Nova, em homenagem a Tom Jobim e aos 50 anos da Bossa Nova, acontece às 16h deste sábado (14), no Parque São Lourenço, com abertura a cargo da Orquestra À Base de Sopro. O grupo, mantido pela Prefeitura de Curitiba, sobe ao palco antecedendo o time musical comandado pelos instrumentistas Paulo Moura (clarinete) e Armandinho (bandolim e guitarra baiana), que conta com o violonista Gabriel Improta e os percussionistas Giba Conceição, Gabi Guedes e Nei Sacramento. A entrada é franca.

O show, que nos meses de maio e junho percorre o país com apresentações em 16 capitais brasileiras, marca os 90 anos do Grupo Votorantim. No repertório estão composições de Tom Jobim, em arranjos assinados por Armandinho e Paulo Moura, que fazem uma releitura da Bossa Nova tradicional com instrumentos de percussão. O objetivo do projeto é difundir a música instrumental brasileira, com a abertura de novos mercados e a possibilidade de alcançar um público maior, por meio de espetáculos gratuitos.

Paulo Moura acompanhou o surgimento da Bossa Nova, no fim da década de 1950, e esteve junto a Tom Jobim e Sérgio Mendes, na noite de Bossa Nova no Carnegie Hall, em 1962. O projeto Afro Bossa Nova, que já foi apresentado nos Estados Unidos e Europa, sob aplausos do público e da crítica internacional, também tem a proposta de valorizar a música regional e, por isso, convida um grupo local para a abertura de cada espetáculo.

A orquestra - A Orquestra À Base de Sopro surgiu em janeiro de 1998, sob a direção do maestro Roberto Gnattali. No repertório da orquestra, além de mais de 40 arranjos de diversos compositores – Chico Buarque, João Bosco, Paulinho da Viola, Jacob do Bandolim, Egberto Gismonti, entre outros – estão composições dos próprios integrantes, incentivando e valorizando a produção local.

Dirigida por Sérgio Albach, a orquestra tem projetos de intercâmbio de maestros, arranjadores e solistas, além da produção de bailes de gafieira. Convidados ilustres já se apresentaram com a orquestra, entre eles Léa Freire, Roberto Sion, Mauro Senise, Toninho Ferragutti, Laércio de Freitas, Proveta e Itiberê Zwarg. A orquestra – que conquistou em 2002 o prêmio Saul Trumpet de melhor grupo instrumental – tem como objetivo a divulgação da música brasileira, desde as bandinhas de coreto à música instrumental contemporânea, passando pelas orquestras de gafieira, de rádio e de frevo.

Serviço:

Show do Projeto Afro Bossa Nova – Homenagem a Tom Jobim e aos 50 Anos da Bossa Nova, com abertura a cargo da Orquestra À Base de Sopro

Data: dia 14 de junho de 2008 (sábado), às 16h

Local: Parque São Lourenço (Rua Mateus Leme)

Entrada franca

Nenhum comentário: