quinta-feira, 26 de junho de 2008

Violonista uruguaio faz recital na Capela Santa Maria


O violonista uruguaio Álvaro Pierri apresenta-se nesta segunda-feira (30), numa parceria da Fundação Cultural de Curitiba com o Instituto Cervantes



A Capela Santa Maria – Espaço Cultural, unidade da Prefeitura de Curitiba, é o palco de mais um concerto da série Guitarríssimo, promovida pela Fundação Cultural de Curitiba em parceria com o Instituto Cervantes. O violonista uruguaio Álvaro Pierri, convidado para integrar a série, fará uma apresentação na próxima segunda-feira (30), às 20h30.

Nascido numa família de músicos, Álvaro Pierri estudou com grandes mestres do violão erudito, como Abel Carlevaro e Guido Santorsola. Formou-se pelo Instituto de Musicologia da Universidade do Uruguai. Ganhou diversos prêmios internacionais, entre eles o prêmio do Festival Internacional de Violão de Porto Alegre (RS). Conhecido no cenário internacional como instrumentista e pedagogo, o músico desenvolve importante trabalho no Brasil junto à Universidade Federal de Santa Maria.

No concerto, Pierri interpreta um repertório eclético. Ele inicia a apresentação com uma obra do período romântico, representado pelo compositor genovês Niccolo Paganini. Interpreta também compositores tradicionalmente presentes no repertório do violão, como o argentino Alberto Ginastera, o catalão Miguel Llobet e o mexicano Manuel Ponce. Entre os destaques do programa estão a obra Central Guitar, de Egberto Gismonti, escrita pelo compositor brasileiro em 1973, e as peças contemporâneas do compositor sérvio-americano Dusan Bogdanovic.

A apresentação compõe uma extensa programação de concertos internacionais que serão realizados na Capela até o final do ano, em parceria com consulados e instituições diplomáticas. A série Guitarríssimo, realizada pelo Instituto Cervantes em todo o Brasil, é consagrada aos grandes intérpretes internacionais do violão e de instrumentos de cordas dedilhadas.





Serviço: Concertos Internacionais – Série Guitarríssimo – Apresentação do violonista uruguaio Álvaro Pierri Data: segunda-feira, 30 de junho, às 20h30 Local: Capela Santa Maria – Espaço Cultural (R. Conselheiro Laurindo, 273 - Centro) Ingressos: R$ 10 ou R$ 5 mais um quilo de alimento não perecível.

Nenhum comentário: