quinta-feira, 3 de julho de 2008

Fundação Cultural lança livro sobre a história de Curitiba


O livro “Histórias de Curitiba” foi lançado na última quarta-feira, junto com a exposição interativa “Curitiba, a construção de uma cidade”, no Memorial de Curitiba. O livro e a exposição são uma homenagem aos 315 anos da cidade.



Registros históricos, textos inéditos, documentos, desenhos e fotografias compõem o livro Histórias de Curitiba, que a Fundação Cultural de Curitiba lançou na última quarta-feira (2) numa homenagem aos 315 anos da cidade. Junto com o lançamento do livro, foi aberta no Memorial de Curitiba a exposição Curitiba, a construção de uma cidade, que conta a história da capital paranaense desde a sua fundação até hoje, bem como assinala os projetos que a cidade tem para o futuro.

Com coordenação de Valéria Marques Teixeira, o livro Histórias de Curitiba reúne as impressões de viajantes, historiadores, escritores e autores nos diferentes momentos da história da cidade. Junto a relatos de Visconde de Taunay, Romário Martins, Rocha Pombo e David Carneiro, aparecem textos de Dalton Trevisan, Paulo Leminski, Cristóvão Tezza, Jamil Snege e Manoel Carlos Karam, além de produções inéditas, escritas especialmente para o livro, de Belmiro Valverde, Cláudio Denipoti, Iran Taborda Dudeque, Magnus Pereira, Marcelo Sutil, Maria Luiza Andreazza e Otávio Duarte.

“Alternando ficção, ensaio e pesquisa histórica, estas Histórias de Curitiba agregam uma importante contribuição para a compreensão da identidade curitibana”, diz o prefeito Beto Richa. Para o presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Paulino Viapiana, a história de uma cidade pode se contar de várias maneiras, mas o que fica para a posteridade é o seu legado cultural. “Uma cidade se faz com sua gente, com seus sonhos, com seu trabalho e com suas histórias. Algumas dessas histórias estão relatadas nesse livro, como registro de base científica ou como visão poética, mostrando que é possível construir uma cidade próxima do ideal de se viver”, afirma.

Viagem pela história - A mostra Curitiba, a construção de uma cidade já esteve em cartaz no espaço Expo Unimed Curitiba, o centro de eventos da Universidade Positivo, entre os meses de março e abril, e foi agora remontada no Memorial. Reunindo vasto material de acervo da FCC, a exposição aborda a evolução da capital paranaense, sua vocação de preservação do meio ambiente e as perspectivas para o futuro.

Com 300 imagens, entre pinturas, mapas, fotos, desenhos, documentos, filmes e anúncios publicitários, a exposição é dividida em seis seções: Curitiba colonial, Curitiba capital, Curitiba na Belle Époque, Curitiba moderna, Curitiba contemporânea e Curitiba do amanhã. Todas falam de períodos históricos da cidade traçando um paralelo com a questão ambiental, sem esquecer de fatos políticos, econômicos e culturais que marcaram a trajetória da capital.

Da forma como a mostra foi organizada, o visitante não precisa seguir a linha do tempo histórica, podendo dirigir-se primeiro às seções que mais lhe interessarem. No centro da exibição, uma mesa expõe uma projeção da planta de Curitiba e sua evolução em seus 315 anos de vida. Ao redor da mesa, monitores exibem filmes de cineastas curitibanos de variados períodos. Ao final da mostra, o visitante tem a chance de deixar sua contribuição pessoal à história de Curitiba, num convite aos curitibanos para refletir sobre o passado e imaginar como será sua cidade no futuro. A pesquisa foi conduzida pelos historiadores Marcelo Sutil e Maria Luiza Gonçalves Baracho.

Durante a inauguração da exposição no Memorial de Curitiba, ficou exposto, por aproximadamente duas horas, o Livro Tombo da cidade, pela primeira vez mostrado ao público após a sua restauração. O Livro Tombo contém documentos originais datados do século 17, que constituem os mais antigos registros sobre a fundação de Curitiba. Por motivo de segurança e preservação, o Livro Tombo não ficará em exposição permanente, mas os conteúdos dos documentos estão digitalizados e expostos na mostra. Os visitantes podem acessar as informações folheando suas páginas virtualmente.

Serviço: Exposição Curitiba, a construção de uma cidade Local: Memorial de Curitiba – R. Claudino dos Santos, 79 – Setor Histórico. Visitas: De terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 9h às 15h. Entrada franca.

Nenhum comentário: