quinta-feira, 24 de julho de 2008

Projeto MARATONA DE CINEMA - Fortaleza


O projeto MARATONA DE CINEMA propõe uma série de encontros voltados à discussão teórica da sétima arte. São mostras especiais, debates em cineclubes, e minicursos específicos, mediados por respeitados pesquisadores de todas as regiões do país; um ritmo intenso de atividades concentradas no debate de cinema e, claro, na agitação do cenário cultural de Fortaleza.

Em sua primeira edição, o projeto oferecerá dois minicursos: O Cinema de Alfred Hitchcock e A História do Cinema de Horror. O primeiro, programado para acontecer entre 11 e 16 de agosto, propõe analisar os filmes do Mestre do Suspense através de diferentes temáticas, explorando referências visuais, e colocando em pauta as motivações do realizador e seu domínio da linguagem e técnica cinematográfica como representantes máximos do cinema clássico.

Na semana seguinte, de 18 a 23 de agosto, acontecerá o minicurso A História do Cinema de Horror, no qual, baseando-se em uma cuidadosa cronologia do gênero, será discutida a estrutura do filme de horror, abordando os experimentos cinematográficos do início do século 20 até as atuais produções. Estarão em pauta a popularidade do gênero e as razões que justificam tamanho êxito; além de, entre outros assuntos, um estudo minucioso sobre as filmografias dos principais realizadores de horror ao redor do mundo.

Carlos Primati é também o curador de duas mostras que servirão de complemento ao que será estudado em classe: O Hitchcock Que Você Nunca Viu e O Estranho e Maravilhoso Mundo do Horror. Ambas acontecerão no Centro Cultural SESC Luiz Severiano Ribeiro e serão marcadas, principalmente, pelo ineditismo e qualidade dos filmes selecionados, um verdadeiro banquete para os cinéfilos mais curiosos e exigentes.

Os interessados devem comparecer à secretaria do Centro Cultural SESC Luiz Severiano Ribeiro (Praça do Ferreira, s/nº, Centro) ou preencher o formulário de inscrição através da internet e enviar para o endereço maratonadecinema@gmail.com. Para candidatar-se a uma vaga no curso, é necessário ter 18 anos completos.

O resultado da seleção será divulgado no dia 4 de agosto nas unidades do SESC, bem como em sua página na internet. As pessoas aprovadas deverão pagar a taxa de R$10,00 por minicurso, o que lhe dará acesso às aulas, certificado de participação e o direito a entrada gratuita nas sessões correspondentes ao minicurso para o qual fora selecionado.
Para o esclarescimento de dúvidas ou obtenção de outras informações, escreva para maratonadecinema@gmail.com ou acesse o site www.cinemacomrapadura.com.br/maratona.

Nenhum comentário: