terça-feira, 5 de agosto de 2008

LITERATURA E HISTÓRIA NO ESPAÇO LITERÁRIO IPIRANGA

No ano do bicentenário da indústria do livro no Brasil e dos cem anos da imigração japonesa, a atração destaca um time de primeira, com a presença de historiadores, cientistas sociais e antropólogos.

Datas importantes da literatura também entram em cena pela voz de pesquisadores, professores e escritores. Nesta edição, dois mestres da prosa serão destaque na programação: Machado de Assis e Guimarães Rosa.

Por ocasião dos cem anos da morte do primeiro e do centenário de nascimento do segundo, os dois autores encabeçam as vertentes literárias dos debates deste ano.

Mediadas pelo crítico literário Manuel da Costa Pinto e pelo jornalista Alexandre Agabiti Fernandez, as duas sessões diárias – com capacidade para 100 pessoas cada - vão discutir questões que passam da literatura a aspectos históricos e comportamentais.

Os palestrantes que já garantiram presença na edição deste ano são Laurentino Gomes, Mary Del Priore, Lília Schwarcz, Isabel Lustosa, Nádia Batella Gotlib, João Roberto Faria, Rogério Dezem e Cláudio Murilo Leal.

Laurentino Gomes é autor do best seller 1808, obra que custou dez anos de pesquisa e conta, de forma clara e instigante, a saga da corte portuguesa e os perfis daqueles que protagonizaram este episódio da história brasileira 200 anos atrás.

Na mesma linha, a escritora e professora titular do departamento de antropologia da USP Lília Schwarcz é outro nome que figura na programação. Entre suas obras estão os títulos O Espetáculo das Raças, As Barbas do Imperador, A Longa Viagem da Biblioteca dos Reis e Registros Escravos.

As vicissitudes históricas e sociais ficam em alta no Espaço Literário Ipiranga com a presença da professora e historiadora Mary Del Priore.

Vencedora do Prêmio Jabuti para obra de relevo em Ciências Sociais, a autora tem mais de 20 obras publicadas, entre elas História das mulheres no Brasil e História das crianças no Brasil.

Com foco no centenário da imigração nipônica para o Brasil, outro confirmado é Rogério Dezem. O escritor e mestre em história social pela USP é autor de Matizes do amarelo: a gênese dos discursos antiorientais no Brasil (1878-1908).

Fechando a vertente voltada ao pensamento histórico, antropológico e social, a atração cultural conta com a doutora em ciência política e autora de O Nascimento da Imprensa Brasileira, Isabel Lustosa.

Fissuras literárias

No campo das artes literárias, a escritora e professora da USP Nádia Batella Gotlib é presença confirmada. Pesquisadora da vida e da obra de Clarice Lispector, Nádia lançou recentemente, junto com a Edusp e a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, Clarice – Fotobiografia.

Entre os outros títulos da autora publicados estão Teoria do Conto e Tarsila do Amaral, a Modernista.

Outro professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP que participa das discussões literárias é João Roberto Faria. Pesquisador e analista do teatro brasileiro, Faria mantém estudos sobre autores como José de Alencar e Machado de Assis.

Por falar em Machado, o poeta e professor Claudio Murilo Leal é mais um estudioso do “bruxo do Cosme Velho” a confirmar presença no espaço.

O autor, que estudou em sua tese de doutorado uma vertente não tão conhecida da criação machadiana, a poesia, é responsável pela compilação de toda a sua produção poética, Toda Poesia de Machado de Assis.

Outras publicações suas são Módulos, Cinelândia e Caderno de Proust, que lhe rendeu o Prêmio de Literatura do Instituto Nacional do Livro.

Nenhum comentário: