sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Autor catarinense declama e autografa livro Cem poemas


Dino Gilioli traz a Curitiba sua obra poética recém-lançada em Florianópolis



“Um labirinto com várias saídas, um espelho com várias faces”. Com esta definição o poeta Dino Gilioli, de Florianópolis, apresenta seu livro Cem Poemas, que terá manhã de autógrafos neste domingo (31), às 10h, na Livraria Dario Vellozo, da Fundação Cultural de Curitiba. O autor declamará aos presentes alguns dos textos contidos no livro. Este é o quinto título que publica e o primeiro pela Editora da Universidade Federal de Santa Catarina. Os títulos anteriores eram pequenas edições de 50 a 500 exemplares, com circulação dirigida.

O volume condensa uma produção de 20 anos, com visíveis influências da participação de Gilioli no meio sindical, onde atua como coordenador geral do Sindicato dos Eletricitários de Florianópolis. “Criação é ação política”, afirma. “Mais que um militante cultural ou político, sou um militante pela vida”, observa.

Cem Poemas não se fecha apenas na temática social. Ele abre-se também ao amor, com as várias linguagens do coração. O autor preocupa-se com a elaboração dos textos para manter uma linguagem que seja acessível por todos os leitores sem distinção. Para o escritor Wilson Bueno, “Dino tem a qualidade rara de apostar na poesia com uma franqueza e espontaneidade de raiz. Só isso já bastaria para detectar nele um inextricável destino de poeta”.



O autor – Dino Gilioli é paranaense de Leópolis, formou-se em Ciências Contábeis pela UFSC e desde os anos 80 mora em Florianópolis. Voltado à realização de eventos culturais, coordenou concursos de conto e poesia e apresentações de dança, teatro, cine-vídeo e música.

Em 1982 bancou a edição de Fragmentos, quando ainda morava em Curitiba. Hálito de água é de 1989. Morando em Florianópolis, publicou em 1996, pela Letras Contemporâneas, Borboletas no varal. No ano seguinte, pela mesma editora, lançou Canção para acordar peixes, reeditado em 1998. Seus poemas foram publicados em mais de 20 antologias no País.



Serviço:

Lançamento do livro Cem poemas, de Dino Gilioli

Local: Livraria Dario Vellozo – Palacete Wolf (Praça Garibaldi, 7)

Data: 31 de agosto de 2008 (domingo), às 10h

Preço do livro: R$ 15,00

Nenhum comentário: