sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Assombrações do Recife Velho


de Gilberto Freyre
Ilustrado por Poty

Nº de Páginas - 240










UM RELANÇAMENTO IMPERDÍVEL


Publicada pela primeira vez em 1955, Assombrações do Recife Velho é uma obra literária instigante, dedicada inteiramente ao tema do sobrenatural no passado da cidade. Trata-se de um livro no qual Gilberto Freyre transbordou seu dom literário ao reunir histórias de assombração, resultado de 20 anos de seu interesse pelos fantasmas que assombram a capital pernambucana.

Assombrações do Recife Velho traz 27 histórias do outro mundo, com seus devidos personagens, e apresenta um interessante e sinistro inventário de 12 casarões e prédios assombrados, inclusive do Teatro Santa Isabel, uma das preciosidades arquitetônicas da cidade, construído no século 19, obra do arquiteto francês Louis Léger Vauthier. Segundo Gilberto Freyre, no Santa Isabel, "em noites burocraticamente silenciosas se ouve no recinto ruídos de aplausos, palmas, gritos entusiasmados, uma multidão apenas psíquica."

A obra denota uma forma de versar particularidades locais, na perspectiva do que hoje está bem próximo ao que podemos chamar de histórias do imaginário. O livro traz ainda as magníficas ilustrações de Poty, renomado artista curitibano que fez desenhos e pinturas para livros de Guimarães Rosa, Graciliano Ramos, Jorge Amado e Rachel de Queiroz.

Sem querer enveredar por uma sociologia do sobrenatural, como o próprio sociólogo um dia esclareceu, à obra é uma contribuição à história íntima da cidade do Recife, vista por um ângulo até então nunca explorado.

UM LANÇAMENTO DA

Nenhum comentário: