terça-feira, 2 de setembro de 2008

Documentário na Cinemateca revela nova face de Guido Viaro

Filme dirigido por Túlio Viaro resgata imagem pouco conhecida

de Guido Viaro: a do professor e do amigo



Nesta quinta-feira (4), às 20h, na Cinemateca de Curitiba, será apresentado o documentário Guido Viaro – Retrato Coletivo, que, como anuncia o título, é um retrato do mestre da pintura paranaense, montado coletivamente, ou seja, por aqueles que o cercaram: amigos e alunos de sua escolinha de arte, a primeira existente no Brasil.

O diretor do filme, Tulio Viaro, é neto do pintor. “Eu não tinha um ano de idade quando ele morreu. Tudo que sei sobre ele se deu pelo que minha família contou. Passei a conhecê-lo ainda mais a partir desses depoimentos”, afirma.

Guido Viaro surge na tela como um amigo e professor amoroso. No papel de educador deparava-se com problemas que tinham de ser solucionados de alguma forma. Um exemplo: a falta de modelos para que os estudantes pudessem exercitar sua arte. Sem deixar-se abater, algumas vezes Viaro foi às ruas à procura de quem se dispusesse a posar aos jovens artistas.

Um olhar mais acurado sobre o artista fica por conta de Maria José Justino e Fernando Bini, ambos professores e especialistas em artes plásticas. O restante do filme é tomado pelos depoimentos que abordam o aspecto humano do retratado, nem sempre colocado em primeiro plano quando o assunto é o artista. “Foi um belo reencontro”, avalia o neto.



Serviço:

Guido Viaro – Retrato Coletivo. Documentário sobre o mestre da pintura paranaense, dirigido por seu neto, Tulio Viaro.

Data: dia 4 de setembro de 2008, às 20h

Local: Cinemateca de Curitiba (Rua Carlos Cavalcanti, 1.174)

Entrada franca

Nenhum comentário: