sábado, 20 de setembro de 2008

Musicando a Semiótica: ensaios - 2a edição




Musicando a Semiótica: ensaios - 2a edição
de Luiz Tatit

163 páginas

O livro - O ingresso dos fatos estéticos no domínio da análise semiótica vem exigindo da teoria uma progressiva revisão conceitual. Neste livro, Luiz Tatit apresenta uma nova proposta de aplicação - já colocada por A. J. Greimas nos seus últimos trabalhos - do modelo semiótico e procura mostrar como esta iniciativa encontra na música um campo especialmente fecundo para reflexão.

O autor - Conheci Tatit nos idos dos 0itenta quando a cena da música popular brasileira era com certeza muito mais rica. E era um dos muitos independentes que surgiam e gravitavam em uma distribuidora na Av Faria Lima e o Teatro Lira Paulistana. Só que Luiz Tatit era diferente, ousado, vinha com o grupo Rumo que lançava dois LPs simultameamente. E ambos ótimos. Como professor e pesquisador também é ousado e este livro é um belo exemplo ( atentem para o capítulo VII). (EC)

Luiz Augusto de Morais Tatit (São Paulo, 23 de outubro de 1951) é músico, lingüista e professor universitário brasileiro. Luiz Tatit é formado como Bacharel em Letras (Lingüística) pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP), em 1978, e em Música (Composição) pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, em 1979.

Em 1986 defende na FFLCH da USP a tese de doutorado "Elementos semióticos para uma tipologia da canção popular brasileira" . Luiz Tatit é formado como Bacharel em Letras (Lingüística) pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP), em 1978, e em Música (Composição) pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, em 1979. Em 1986 defende na FFLCH da USP a tese de doutorado "Elementos semióticos para uma tipologia da canção popular brasileira". É professor titular do Departamento de Lingüística da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.

Escreveu ainda os seguintes livros
* "A canção: Eficácia e Encanto." Ed. Atual, 1986.
* "Semiótica da Canção: Melodia e Letra." Ed. Escuta, 1994.
* "O Cancionista: Composição de Canções no Brasil." Edusp, 1996.
* "Análise Semiótica Através das Letras." Ateliê Editorial, 2001.
* "O Século da Canção." Ateliê Editorial, 2004.
* "Três Canções de Tom Jobim." (colaboração com Arthur Nestrovski e Lorenzo Mammì) Cosac e Naify, 2004.

É membro fundador do Grupo Rumo, representante da vanguarda musical paulista da década de 1980. Com o Grupo RUMO, incluindo compactos, Luiz Tatit gravou no total seis discos, relançados em 2004. A partir da década de 1990 segue carreira solo.

Discos com o Grupo Rumo:

* 1981 - "Rumo" - Independente
* 1981 - "Rumo aos antigos" - Independente
* 1983 - "Diletantismo" - Continental
* 1985 - "Caprichoso" - Independente

Discos solo:

* 1997 - "Felicidade" - Dabliú
* 2000 - "O meio" - Dabliú
* 2005 - "Ouvidos Uni-vos" - Dabliú
* 2007 - "Rodopio" - Dabliú (DVD)

Luiz Tatit escreveu a letra da canção Capitu, homenagem ao personagem do livro Dom Casmurro, de Machado de Assis. Foi gravada por Zélia Duncan e Ná Ozzetti. Sua canção Achou foi vice-campeã de júri e de público no Festival da TV Cultura, defendida por Ceumar. A canção Show, defendida por Ná Ozzetti no "Festival da Música Brasileira", da TV Globo, deu à cantora o prêmio de "Melhor Intérprete", e o direito a gravar um CD pela Som Livre, que recebeu o mesmo título da canção, Show.

Um lançamento da



Nenhum comentário: