terça-feira, 30 de setembro de 2008

Não esqueça - Mostra do Cinema Atual Espanhol

















Yo soy la Juani

Não esqueça. De quarta-feira (1º) a domingo (5), a Cinemateca de Curitiba exibe, na sessão das 20h, filmes espanhóis produzidos entre 2006 e 2007. Todas legendadas em português, as obras integram a Mostra do Cinema Atual Espanhol, uma realização da Embaixada da Espanha no Brasil. A entrada é franca.

Um franco, 14 pesetas, de Carlos Iglesias, rodado em 2006, abre a mostra, na quarta-feira (1º). Estrelado pelo próprio Iglesias, além de Javiér Gutiérrez, Nieve de Medina e Isabel Blanco, o filme situa-se no ano de 1960. Os amigos Martín e Marcos deixam suas famílias e vão tentar a sorte na Suíça, como se fosse a terra prometida.

A realidade é diferente daquilo que sonharam. A mentalidade e o comportamento são outros e eles precisam adaptar-se a essa sociedade. Conseguem trabalho como mecânicos numa fábrica e moram numa pequena vila industrial. A morte do pai de Martín faz com que regressem à terra natal, pois os dois amigos acreditam que conseguiram o que procuravam na Suíça. Porém, para surpresa deles, a volta desenha-se mais difícil do que a ida. Classificação livre.

Na quinta-feira (2), tem AzulEscuroQuasePreto, de 2006, com direção de Daniel Sánchez Arévalo. No elenco estão Quim Gutiérrez, Marta Etura, Raúl Arévalo, Eva Pallarés. O título remete a um estado de ânimo, um futuro incerto, uma cor que muitas vezes não se reconhece, mas que sofre mutações dependendo da luz, do prisma e do modo como é vista. Ela nos lembra que somos passíveis de enganos e vemos determinadas coisas com cores que elas não carregam.

O derrame cerebral sofrido pelo pai, faz com que Jorge volte a trabalhar como faxineiro. Ao mesmo tempo em que cuida do pai enfermo, Jorge estuda e conclui o ensino médio. Ele quer buscar novas conquistas. Por meio de um irmão que cumpre pena no presídio, conhece Paula e travam um relacionamento incomum. Este encontro poderá ajudar Jorge a perceber que pode mudar o curso de sua vida, mas isso vai depender de sua vontade, se ele realmente quer. Classificação: 14 anos.

Na sexta-feira (3) será exibido O melhor de mim, de 2007, de Roser Aguilar, com Marian Alvarez, Juan Sanz, Lluis Homar, Carmen Machi. Quando criança, Raquel se vê intrigada com os discursos de amor que estão por toda parte. Nos enredos das novelas, nas canções, nos filmes o amor é um tema recorrente. Seu pensamento: o que ocorreria se não encontrasse ninguém que a amasse? O tempo passa, Raquel cresce, apaixona-se e quando vai morar com Tomás obriga-se a se perguntar o que estaria disposta a fazer em nome do amor? Classificação livre.

No sábado (4) tem Eu sou a Juani, de Bigas Lunas, produzido em 2006, com Verônica Echegui, Laya Martí e Dani Martín. Juani é uma garota que acumula problemas em casa e com o namorado, um rapaz ciumento e indeciso nas ações. Chega um momento que não dá mais: termina o relacionamento e resolve deixar para trás sua vida de conformações para conseguir o que deseja: ser atriz, triunfar na profissão. Classificação: 14 anos.

A mostra encerra no domingo (5), com programa duplo: Salvador (Estória de um milagre cotidiano), de 2007, de Hwidar Abdelatif, com Nacho Fesneda, Orlín Morán e Carlos Merchán; e Tua vida em 65´, de 2006, de Maria Ripoll, com Javier Pereira, Oriol Vila, Marc Rodríguez, Tâmara Arias.

Salvador (Estória de um milagre cotidiano) é um curta-metragem de 11 minutos. Uma criança brinca de esconde-esconde num vagão de trem. Todos os passageiros envolvem-se no jogo, à exceção de um homem que, incomodado, salta do trem.

Um poético e inquietante flashback traz à tona as razões da angústia do cidadão. O filme sugere uma idealização da trágica manhã de 11 de março de 2004, em Madri, quando 191 pessoas morreram num ataque terrorista. A mensagem aborda a necessidade de superação do trauma através da lembrança e da esperança. Classificação: 14 anos.

Tua vida em 65 coloca em cena três jovens estudantes que num domingo comum, sem nada em especial, lêem uma nota necrológica no jornal e acreditam que seja de um colega da escola que eles perderam de vista há algum tempo. Seguem até o velório, mas descobrem que houve um engano – o morto não é aquele que imaginavam. A partir desse momento a confusão e o acaso tecem uma história de amizade, amor e morte. Classificação: 14 anos.

Serviço: Mostra do Cinema Atual Espanhol Data e horário: de 1º a 5 de outubro de 2008, às 20h Local: Cinemateca de Curitiba (Rua Carlos Cavalcanti, 1.174) Entrada franca

Nenhum comentário: