quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Nova Cartografia une Paloma Vidal e Maurício Mendonça

Acontece no Palacete Wolf, às 19h30 desta quinta-feira (25), o encontro entre os escritores Paloma Vidal, de São Paulo (SP), e Maurício Arruda Mendonça, da cidade paranaense de Londrina.

Nesta quinta-feira (25), às 19h30, acontece mais uma edição do projeto literário Nova Cartografia. O encontro, no Palacete Wolf (Praça Garibaldi, 7), conta com a participação dos escritores Paloma Vidal, que vive em São Paulo (SP), e Maurício Arruda Mendonça, de Londrina (PR), sob mediação da poeta Jandira Kondera, de Curitiba. A entrada é franca.

Criado com o propósito de promover o encontro entre um escritor paranaense e um autor de outra região do Brasil, o projeto literário Nova Cartografia, abre espaço para que os convidados façam análises e leituras mútuas de suas obras. O objetivo é incentivar diálogos regionais entre produtores de literatura e apresentar à população curitibana tanto a produção do Paraná quanto de outros estados.

Nascida em Buenos Aires (Argentina), em 1975, mas vivendo em São Paulo há muitos anos, Paloma Vidal já conquistou espaço no cenário literário brasileiro. Publicou o ensaio A História em seus Restos: Literatura e Exílio no Cone Sul (Annablume – 2004) e os livros de contos A Duas Mãos (7 Letras – 2003) e Mais Ao Sul (Língua Geral – 2008). Participou das antologias 25 Mulheres Que Estão Fazendo A Nova Literatura Brasileira (Record – 2004), Paralelos: 17 Contos da Nova Literatura Brasileira (Agir – 2004) e A Visita (Barracuda – 2005).

Maurício Arruda Mendonça, 44 anos, nasceu em Londrina (PR) e trabalha com literatura desde a década de 1980. Tem três livros de poesia publicados: Eu caminhava assim tão distraído, A Sombra de um Sorriso e Epigrafias, além de três livros de tradução enfocando as obras de poetas como Sylvia Plath, Arthur Rimbaud e Nenpuku Sato, introdutor do haicai em língua portuguesa no Brasil, do qual Mendonça realizou o primeiro estudo e antologia poética.

Há 13 anos a atividade profissional de Maurício Mendonça é o teatro, atuando como dramaturgo colaborador do Armazém Companhia de Teatro. O grupo, nascido em Londrina e radicado no Rio de Janeiro, tem 20 anos de atividades completadas em 2007 e é considerado uma das mais importantes companhias do teatro brasileiro da atualidade. Como dramaturgo também escreve para outros atores e companhias, caso dos textos criados especialmente para Mario Bortolotto (Kerouac) e para o Grupo Galpão (Pequenos Milagres).

A dramaturgia de Maurício Arruda é calcada nos valores poéticos da palavra e na criação de tramas que têm o tempo narrativo como questão central. O autor publicará ainda este ano o livro de contos Londrinenses, sua primeira incursão na prosa, e em 2009, lançará uma novela escrita em parceria com Rodrigo Garcia Lopes.

Serviço:

Projeto Nova Cartografia, com Paloma Vidal (São Paulo/SP) e Maurício Arruda Mendonça (Londrina/PR)

Mediação: Jandira Kondera (Curitiba/PR)

Data e horário: 25 de setembro de 2008 (quinta-feira), às 19h30

Local: Palacete Wolf (Praça Garibaldi, 7 – Setor Histórico)
Entrada franca

Nenhum comentário: