quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Orquestra de Câmara destaca violinistas curitibanos


Priscila Vargas e Paulo André Hübner, jovens instrumentistas de renome nacional, apresentam-se com a Orquestra de Câmara de Curitiba, sob a direção musical de Marco Damm.



Obras de Franz Schubert, Marlos Nobre e Giuseppe Tartini integram o repertório que a Orquestra de Câmara de Curitiba executa neste fim de semana, tendo como solistas os violinistas curitibanos Priscila Vargas e Paulo André Hübner. O concerto, que integra a temporada 2008 patrocinada pela Volvo, tem apresentações às 20h de sexta-feira (26), na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, e às 18h30 de sábado (27), na Capela Santa Maria – Espaço Cultural, sob a direção musical de Marco Damm.

O programa reúne as seguintes composições para violino e orquestra: Rondo em Lá Maior, de Franz Schubert (1797 – 1828); Desafio 3, de Marlos Nobre (1939); e Concerto em Sol Menor, de Giuseppe Tartini (1692 – 1770). A música de Franz Schubert, obrigatória para o desenvolvimento artístico do violinista, está presente nesse concerto em uma obra cujas dificuldades técnicas estão disfarçadas pela graça e charme vienenses de seus temas.

O compositor brasileiro Marlos Nobre comparece com uma obra bastante popular, que já foi transcrita para diversos instrumentos. A própria música explica seu título: um desafio entre solista e orquestra, evocando a forma usada entre os repentistas. Finalizando o repertório, uma obra de Giuseppe Tartini, compositor reconhecido pela contribuição histórica ao desenvolvimento do virtuosismo do violino. Seus concertos continuam sendo uma das maiores provas para qualquer violinista.



Os convidados – O concerto da Orquestra de Câmara de Curitiba tem como convidados jovens instrumentistas curitibanos que se destacam nacionalmente. A violinista Priscila Vargas, de 21 anos, é formada pelo Curso Superior de Violino da Escola de Música e Belas Artes do Paraná, onde também cursa pós-graduação em Análise Musical e Música de Câmara, além de aperfeiçoar-se com violinistas como Gyulla Stuller (Suíça), Domenico Nordio (Itália), Régis Pasquier (França) e com o Quarteto Boticelli (EUA). Ostentando várias premiações nacionais, Priscila atuou como solista em importantes orquestras, em diversas cidades brasileiras. Atualmente, é spalla da Orquestra Sinfônica do Paraná.

Paulo André Hübner nasceu em 1989 e ingressou na Escola de Música e Belas Artes do Paraná em 1996, onde cursa o bacharelado em violino, complementando o aprendizado por meio de aulas regulares com Paulo Bosísio. Em 2003, obteve o terceiro lugar no XVI Concurso Jovens Instrumentistas do Brasil (Piracicaba/SP) e, no ano passado, venceu o 12º Concurso Nacional de Cordas Paulo Bosísio (Juiz de Fora/MG).



Marco Damm – Formado em violino pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, onde também leciona, Marco Vinícius Damm tem mestrado em Música pela Escola Nacional de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O músico aperfeiçoou conhecimentos com Mary Bargh, Ruggiero Ricci e Max Rostal e atua como professor convidado de cursos e festivais em todo o Brasil. Atualmente, Marco Damm desenvolve, em parceria com o professor Paulo Bosísio, um curso regular de Técnica e Alta Interpretação Violinística para Jovens Talentos. Damm foi eleito ensaiador da Orquestra de Câmara de Curitiba, nas temporadas 2008 e 2009.



Serviço: Apresentações da Orquestra de Câmara de Curitiba, sob a direção musical de Marco Damm, dentro da temporada 2008 de concertos, patrocinada pela Volvo. Data: 26 de setembro de 2008 (sexta-feira), às 20h Local: Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Avenida Nossa Senhora Aparecida, 1.637 – Seminário) Entrada franca Data: 27 de setembro de 2008 (sábado), às 18h30 Local: Capela Santa Maria – Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro) Ingressos: R$ 10 ou R$ 5 (mais um quilo de alimento não perecível)

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá! sou a violinista que tocou Tartini neste concerto! =) Obrigada pela força na divulgação! Um abraço.
Priscila Vargas