sexta-feira, 17 de outubro de 2008

A CHAVE DE VIDRO



















A CHAVE DE VIDRO
de Dashiel
l Hammett


Páginas - 264


Vamos de DASH ... nascido em Maryland em 1894, e batizado como Samuel Dashiell Hammett. Irriquieto desistiu da escola aos 14 anos. Ao longo dos próximos anos, passou por diversos postos de trabalho, geralmente dos quais foi despedido. Em 1915, ele respondeu a um anúncio classificado para uma surpreendente vaga, e logo encontrou-se empregado como um detetive da famosa agência Pinkerton. No ano de 1922 ele decidiu parar com suas atividades de detetive e passou a escrever sobre ela.

Apareceu, primeiramente, no pulp magazine Black Mask, e seu trabalho logo se tornou o preferido de leitores. Trazendo sua experiência da vida real para seus contos e novelas, ele é considerado como um pai fundador do gênero seco e direto, bem como elevou o nível de detetive-ficção na literatura.

Muitas de suas histórias nos trazem gorduchos personagens de meia-idade da Continental Detective Agency, conhecida apenas como The Continental Op. Sua criação mais conhecida foi Sam Spade, o durão e esperto detetive de O Falcão Maltês. Tal como a Op, Spade foi atuava em San Francisco, uma cidade que Hammett conhecia bem. Se em uma história Hammett menciona um apartamento ou uma casa de penhores em um determinado lugar, ele provavelmente existiu, e possivelmente ainda está lá.

A carreira de DASH como escritor foi curta. Ele produziu quatro romances e quase todas as suas histórias curtas foram produzidas entre 1922 e 1931, um espaço de apenas nove anos. Um quinto romance (The Thin Man), foi escrito em 1934. E depois mais nada.

Durante a década de 1950, Hammett deu seu apoio a causas esquerdistas o que chamou a atenção do Comitê de Atividades anti-americanas, e foi chamado a depor. Hammett recusou-se a dar nomes o que resultou em cinco meses atrás das grades. Seus livros foram retirados das bibliotecas e seu nome foi para a lista negra.

Hammett era uma celebridade e um recluso, um escritor que no auge do sucesso pára tudo para tentar escrever "romances sérios" . Foi um marxista que serviu orgulhosamente a América em duas Guerras Mundiais, e que escolheu a prisão a revelar informações sobre seus amigos. Perseguidos pela IRS, que morreu quase pobre, em 1961.

Se DASH foi tudo isso foi também o pai do romance/cinema noir.

A História de A CHAVE DE VIDRO

Ned Beaumont é um jogador que perdeu uma grande oportunidade de ficar rico. Quando o seu melhor amigo, Paul Madvig chefe político é acusado de homicídio, Beaumont tenta provar que ele é inocente. São "dois grupos de mafiosos que se degladiam por poder político. O chefe de um deles, Paul Madvig, está empenhado na campanha de reeleição do senador Ralph Bancroft Henry. Seus interesses são políticos e afetivos, já que tem a intenção de se tornar seu genro".

A Chave de Vidro foi uma de suas novelas favoritas, e é também a mais burilada. Os personagens são definidos apenas por suas ações externas, e as suas motivações são muitas vezes pouco claras.




Primeiramente foi filmado em 1935, com George Raft. A versão de 1942 transformou em estrelas Alan Ladd e Veronica Lake. Enquanto muitos trechos do filme foi fiel ao romance, o clima geral foi consideravelmente reduzido, incluindo um lamentável "Happy Ending. "
Amostra de várias edições

















OUTROS LANÇAMENTOS DE
Dashiell Hammett na Cia das Letras.

A CHAVE DE VIDRO

CONTINENTAL OP

O FALCÃO MALTÊS

O HOMEM MAGRO

MALDIÇÃO EM FAMÍLIA


SEARA VERMELHA










Nenhum comentário: