sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Cinema Italiano, Referências Italianas

Mostra Comemorativa do Dia da Língua Italiana

De 20 a 26 de outubro de 2008

Na Cinemateca de Curitiba

Entrada franca

Realização

Consulado Geral da Itália no Paraná e Santa Catarina

Cinemateca de Curitiba

Versão original em italiano – sem legendas em português

Organizada a propósito da 7ª Semana da Língua Italiana, evento que vem se realizando anualmente em outubro para lembrar o Dia da Língua Italiana, a mostra reúne sete filmes produzidos entre 1993 e 2000, advindos da comédia italiana na sua maioria, e exibidos na versão original. Como a Semana neste ano tem como tema a Praça, esta no sentido de local agregador de símbolos de poderes, como também de valores que são caros à tradição italiana, a Mostra, realizada em parceria com o Consulado Geral da Itália em Curitiba, priorizou filmes com enredos e locações capazes de identificar referências etnoculturais próprias de diversas cidades ou regiões da Itália.

Dia 20, segunda - 16h:

OVOSODO (Ovo cozido), 1997, direção de Paulo Virzi - 153’. - Elenco: Edoardo Gabriellini, Claudia Pandolfi, Nicoletta Braschi - A história de Piero, um jovem tímido que cresceu numa área popular da cidade de Livorno, no litoral oeste italiano, e que tem o apelido-título. História sobre as pessoas, desilusões e compromissos em busca de um melhor lugar na vida. – Classificação Livre.

Dia 21, terça - 16h:

MALENA, 2000, direção de Giuseppe Tornatore – 105’ - Elenco: Mônica Bellucci, Giuseppe Sulfaro, Luciano Federico. - O filme conta a história de Renato, um jovem de treze anos, numa pacata cidade da Sicília, no sul da Itália. Apesar do mundo estar em guerra (era o ano de1941), para este jovem a vida continuava normal. Mas tudo muda quando ele conhece Malena, uma linda viúva cobiçada pelos homens e invejada pelas mulheres. – Classificação 14 anos




Dia 22, quarta – 16h:

RADIOFRECCIA (Rádio Freccia), 1998, direção de Luciano Ligabue. –. Elenco: Stefano Accorsi, Luciano Federico, Alessio Módica, Enrico Saliimbeni, Roberto Zibetti. - 112’. – Cinco amigos, dentre estes Freccia, que vivem numa cidade da região da Emilia-Romana, no norte italiano, dedicam-se à música, mas ainda não sabem muito bem como ocupar o tempo. Até que decidem criar uma rádio independente que logo passa a ser a voz de toda uma geração. Com a morte de Freccia, a rádio passa a ter o seu nome. – Classificação Livre

Dia 23, quinta – 16h:

DOPPO MEZZANOTTE (Depois da Meia-noite), 2004, direção de Davide Ferrario. – 88’ – Elenco: Giorgio Pasotti, Francesa Inaudi, Fabio Troiano, Francesca Picozza. - Martino, guarda-noturno do Museu de Cinema de Turim, depara com a solidão no trabalho. Até que uma garçonete, fugindo da polícia, acaba se refugiando no museu. Um idílio pode ocorrer entre os dois, se não fosse o namorado dela, dado a pequenos furtos, que mora na periferia da cidade, e que está determinado a reavê-la. – Classificação 14 anos

Dia 24, sexta – 16h:

LA LINGUA DEL SANTO (A língua do Santo), 1999, direção Carlo Mazzacurati – 106’ . – Elenco: Antonio Albanese, Fabrizio Bentivoglio, Isabela Ferrari. - Dois fracassados na vida tornam-se ladrões roubando a língua de Santo António na Basílica de Pádua, nesta cidade italiana. Através de uma série de aventuras, tentam arrumar algum dinheiro exigindo um resgate. – Classificação 12 anos.

Dia 25, sábado – 16h:

ARRIVA LA BUFERA (E vem a Tempestade), 1993,. direção de Daniele Luchetti. – 107’ - Elenco: Daniele Luchetti, Diego Abatantuono, Margherita Buy, Silvio Orlando.’ - Um juiz cujo nome é Fortaleza vai exercer suas funções numa cidadezinha numa região vulcânica no sul da Itália, quando sua história pessoal e seu trabalho acabam se cruzando, engendrando um desfecho um tanto apocalíptico. Classificação 12 anos.

Dia 26, domingo, 16h:

IL LAUREATI (Os Diplomados), 1995, direção de Leonardo Pieraccioni. Cherini – 91’ - Elenco: Leonardo Pieracciono, Rocco Papaleo, Gianmarco Tognazi, Massimo Ciccherini. - A ação se passa em Firenzi e fala de um grupo de pessoas que estão entrando na vida adulta, o término universitário, e as responsabilidades inerentes. Classificação Livre.

Nenhum comentário: