terça-feira, 14 de outubro de 2008

Conservatório de MPB promove workshop com a cantora Lucina


A cantora carioca Lucina orienta uma oficina de composição musical no próximo sábado (18). As inscrições já estão abertas.

Estão abertas no Conservatório de Música Popular Brasileira as inscrições para a Oficina de Composição Musical “O Som da Pessoa”, orientada pela cantora e compositora carioca Lucina. O workshop acontece neste sábado (18), das 14h às 18h. Quinta-feira (16), às 20h, a cantora fará um show no Sesc da Esquina, apresentando o repertório do seu novo CD Coração na Boca, com músicas inéditas feitas em parceria com a cantora Zélia Duncan.

Fornecendo informações teóricas e orientando exercícios práticos, a oficina oferece novas possibilidades para pessoas que desejam aperfeiçoar seu potencial criativo, como músicos e estudantes de música. O encontro também é aberto ao público em geral. Lucina aborda teoria da composição musical, fundamentos do ritmo, cadências e palavras, melodia, análise das estruturas musicais, encerrando com uma composição coletiva.

Lucina é autora de mais de 100 músicas gravadas por cantores de renome como Ney Matogrosso, Zélia Duncan, Nana Caymmi, Joyce, Vânia Bastos, Olívia Byington, entre outros. Também cria e produz trilhas musicais para teatro e espetáculos de dança. Realiza trabalhos de preparação vocal de cantores e atores, além de promover diversas oficinas voltadas para a criação musical, como a de técnicas de composição e criação de trilhas originais.

Conhecida também como instrumentista (violão, viola caipira e atabaques), Lucina ocupa um lugar de prestígio dentro do cenário da Música Popular Brasileira. Iniciou sua carreira profissional em 1967, como solista do Grupo Manifesto, vencedor do Festival Internacional da Canção. Em 1968 estreou como compositora, ao ser classificada no Festival da TV Record com uma música em parceria com Luis Vieira. Em 1972, formou a dupla Luli e Lucina, que atuou por 25 anos.

Depois de centenas de shows pelo Brasil e no exterior, e do engajamento da dupla em projetos de arte-educação, Lucina partiu, em 1998, para uma carreira própria. Foi quando lançou o seu primeiro CD solo, Inteira pra Mim, indicado ao Prêmio Sharp de Música de 1999. Em 2002, lançou o CD Ponto sem Nó e, em 2004, Gira de Luz. Em 2006 lançou o CD A música em mim, sucesso de crítica e de público. Por esse trabalho, foi selecionada para o Prêmio Visa de Compositores, entre mais de quatro mil inscritos, chegando às semifinais.



Serviço: Oficina de Composição Musical “O Som da Pessoa”, com a cantora Lucina Local: Conservatório de Música Popular Brasileira (Rua Mateus Leme, 66 – Setor Histórico) Data: 18 de outubro de 2008 (sábado), das 14h às 18h Informações: 3321-3208 / 3321-3318 Inscrições: de 13 a 17 de outubro, na Secretaria de Cursos do Conservatório de MPB Horários: das 9h às 12h e das 14h às18h (vagas limitadas)

Nenhum comentário: