sábado, 18 de outubro de 2008

Lydio Roberto leva a cultura musical de raiz ao Paiol


No espetáculo “Alma Brejeira”, a sonoridade paranaense ganha destaque na mistura equilibrada entre temas instrumentais e vocais.


O violonista e compositor Lydio Roberto apresenta no Teatro Paiol, às 20h desta terça-feira (21), o espetáculo Alma Brejeira, seu mais recente trabalho autoral. Com a proposta de uma sonoridade paranaense, o show também leva ao palco os músicos Cris Lemos (voz), Edu Gomide (viola caipira e voz), Jonas Cella (contrabaixo), Joaquim Rebolo (violoncelo), Helena Bel (violino), Daniel Migliavacca (bandolim), Ary Giordani (acordeom) e Miguel Assis (percussão). O encontro musical integra o programa Terça Brasileira no Paiol, desenvolvido pela Fundação Cultural de Curitiba.

Depois do CD Violada, feita em parceria com os violonistas Glauber Carvalho e Marcio Silva do COMTRASTEDUO, Lydio Roberto aposta na continuidade da sonoridade das canções brejeiras da cultura de raiz. A maioria das composições reunidas no show é de autoria de Lydio e outras canções foram feitas em parceria com Cristina Saraiva, Etel Frota, Cláudio Ribeiro, entre outros. Seguindo as características de produções anteriores, o compositor mantém a mistura equilibrada entre temas instrumentais e vocais, porém um pouco mais arrojada em relação ao trato instrumental.

Integrante da nova geração da MPB no Paraná, Lydio Roberto iniciou a carreira musical em 1975, aos 14 anos de idade, na Escola de Artes do Colégio Estadual. No ano seguinte, venceu o II Festival da Canção Colegial e intensificou a atuação na música. Foi o criador de bandas como O Beco e Alla Breve, sendo que aos 23 anos já havia composto 130 canções, com classificação em todos os festivais dos quais participou.

O músico lançou o primeiro disco, Choros e Águas, em 1985, seguido pelo CD solo Estrela Guia (1999) e pelo CD Violada (2005), em parceria com o COMTRASTEDUO. Por meio do Projeto Pixinguinha, em 1986, realizou turnê pelo Brasil, acompanhado de nomes conhecidos, entre eles Maurício Carrilho, João de Aquino e Leny Andrade.

Formado em Educação Artística e Musicoterapia, Lydio Roberto é especialista em Educação Especial e Fundamentos Estéticos para Arte Educação. Diretor da Faculdade de Artes do Paraná, de 1995 a 1999, o músico também é autor do CD Estrelas Guias e de vários livros, junto com Mara Fontoura, dirigidos a crianças e arte-educadores. Atua, ainda, como professor da Faculdade de Artes do Paraná e da Unibrasil,

Lydio Roberto tem no currículo importantes parceiros musicais, como Tatára, Etel Frota, Fernando Pereira, Mara Fontoura, Cláudio Ribeiro, Hardy Guedes, Gerson Fiesbein, Milton Zauer, COMTRASTEDUO (Márcio Silva e Glauber Carvalho) e Cris Lemos.



Serviço: Espetáculo Alma Brejeira, com Lydio Roberto e convidados, dentro do programa Terça Brasileira no Paiol Local: Teatro Paiol (Praça Guido Viaro, s/n – Prado Velho) Dia 21 de outubro de 2008 (terça-feira), às 20h Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (estudantes)

Nenhum comentário: