quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Neto de Thomas Mann faz leitura no Palacete Wolf

 
Frido Mann lê trechos de sua autobiografia, “Achterbahn”,
 recém-lançada na Europa.
 
O escritor suíço Frido Mann, o neto mais querido de Thomas Mann, e um dos grandes escritores europeus, estará no Palacete Wolf, às 15h deste sábado (4), participando de uma sessão de leitura de seu último livro, o autobiográfico Achterbahn, recém-lançado na Europa. O encontro literário, com tradução simultânea, tem entrada franca.
O evento, que recebeu o nome de Frido Mann: Diálogos e encontros com o Brasil, é uma promoção conjunta do Instituto Goethe, Centro de Cooperação da Universidade Federal do Paraná e Fundação Cultural de Curitiba. Trata-se de uma avant-première no Brasil da obra Achterbahn (montanha russa, em alemão). Lançado há poucos meses pela centenária editora alemã Rowohlt, o livro teve sua primeira edição esgotada na semana em que chegou às livrarias. 

O mergulho nas vidas que se entrelaçam entre os Mann soa como uma “arqueologia dessa família de escritores”, segundo o professor Paulo Soethe, catedrático de Língua e Literatura Alemã da Universidade Federal do Paraná, amigo de Frido Mann. Ao relatar sua existência, o autor resgata outros destinos de um clã voltado à literatura, história, música – e com invulgar talento para os dramas existenciais.

  O Brasil está presente na obra porque Julia Mann, mãe de Thomas e de Heinrich, é uma personagem importante na família. Ela nasceu em Parati (Rio de Janeiro), no ano de 1851, e, com a morte de sua mãe, poucos anos depois, mudou-se com o pai para a Alemanha. Nunca mais regressaria à pátria que seu bisneto Frido, mais de um século após, chamaria de a “mátria” do autor de A montanha mágica.

Em 2003 Frido Mann esteve em Curitiba, como um dos destaques do festival literário Perhappiness daquele ano. Mais recentemente, fundou um centro de intercâmbio cultural na antiga casa de Parati, no Rio de Janeiro, onde viveu sua bisavó Júlia. Coube a ele, que teve intenso convívio com o avô até os 15 anos de idade, quando Thomas falece, cuidar desse resgate dos Mann.
 
Serviço:
O escritor Frido Mann lê trechos de sua obra Achterbahn, no evento Frido Mann: Diálogos e encontros com o Brasil
Data e horário: 4 de outubro de 2008 (sábado), às 15h
Local: Palacete Wolf (Praça Garibaldi, 7 – Setor Histórico)
Entrada franca

Nenhum comentário: