sábado, 22 de novembro de 2008

Cineasta italiano faz palestra na Cinemateca


O cineasta Antonello Faretta lança filme e faz palestra na Cinemateca nesta terça-feira (25)



O cineasta italiano Antonello Faretta estará em Curitiba na próxima terça-feira (25), para o lançamento, na Cinemateca de Curitiba, do filme Nine Poems in Basilicata. O filme será exibido às 19h30 e, logo após, o diretor faz uma palestra para o público. A entrada é franca.

Depois de ser sido apresentado em cerca de vinte países, como Estados Unidos, Japão, Espanha, França, Argentina, Alemanha e Hungria, Nine Poems inicia a sua turnê pelo Brasil. O filme se concentra nas letras e poemas irreverentes do poeta americano John Giorno. Além do lançamento do filme, o diretor italiano fará, no dia 26, um workshop sobre como escrever e dirigir filmes baseados na relação entre cinema e poesia.

Fotógrafo, diretor e produtor cinematográfico, Antonello Faretta, colaborou com os diretores Abbas Kiarostami, Marco Bellocchio, Saverio Costanzo, Giacomo Campiotti, Peter Del Monte, Babak Payami e com os canais de televisão Rai Sat Arte e T9. Seus filmes foram apresentados em muitos festivais internacionais, canais de televisão, galerias de arte e museus espalhados pelo mundo. Em 2002, o diretor fundou o estúdio de produção independente Noeltan Film, com o qual realiza todos os seus trabalhos e produz novas obras de jovens autores internacionais.

Nine Poems in Basilicata é um filme-poesia baseado em nove diferentes poemas escritos e interpretados pelo poeta John Giorno. Foi inteiramente rodado em nove belíssimas locações na Basilicata, uma pequena região no sul da Itália. O filme foi apresentado em vários festivais, galerias e museus de todo mundo, obtendo premiações, entre elas, o da Agenzia Federale pela l’Educazione Civica alemã como "melhor filme, melhor poesia e melhor mensagem política".

O poeta John Giorno, que Faretta homenageia no filme, é dos poetas mais inovadores do século 20. Escreveu, executou, registrou e filmou a revolução da poesia contemporânea. Trabalhou com Andy Warhol no seu primeiro filme Sleep, 1963. Criou em 1965 a Giorno Poesia Systems e inovou o uso da tecnologia na poesia, aliando a eletrônica e a multimídia para criar novos espaços de performances.

A apresentação em Curitiba é uma parceria da Fundação Cultural de Curitiba e Astrolábio Música Áudio e Multimídia.

Serviço: Exibição do filme Nine Poems in Basilicata e palestra do cineasta italiano Antonello Faretta. Local: Cinemateca de Curitiba – R. Carlos Cavalcanti, 1174 Data: 25 de novembro de 2008 (terça-feira), às 19h30 Entrada franca. Workshop com o cineasta no dia 26 de novembro, na Astrolábio Música Áudio e Multimídia. Informações: 3016-6002. www.astrolabiomusic.com.br

Nenhum comentário: