quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Curso de crítica literária com inscrições abertas

O Palacete Wolf, unidade da Fundação Cultural de Curitiba, abriga o curso ministrado pelo crítico e escritor José Castello, neste mês de novembro.

Os interessados em participar do curso Crítica literária: meditações, ministrado pelo crítico literário e escritor José Castello, têm até a próxima segunda-feira (10) para fazer suas inscrições, no Palacete Wolf. No ato da inscrição, o candidato deverá doar um livro novo de literatura e apresentar um texto em duas vias – uma delas sem a identificação do autor –, de no máximo 30 linhas, discorrendo sobre um destes livros: A Hora da Estrela, de Clarice Lispector; Jerusalém, de Gonçalo Tavares; ou Vidas Secas, de Graciliano Ramos.

Os selecionados terão a chance de estudar com José Castello, jornalista, crítico literário e escritor conhecido nacionalmente. O curso acontece no próprio Palacete Wolf, onde funciona a Coordenação de Literatura da Fundação Cultural de Curitiba. Ao todo são 15 horas de atividades, divididas em três horas diárias, das 14h30 às 17h30, nos dias 17, 19, 21, 24 e 26 de novembro.

Entre os tópicos abordados estarão: o que a crítica deseja da Literatura? O que diferencia, mas também aproxima a crítica jornalística da crítica universitária? Críticos são juízes que guardam distância e produzem veredictos, ou leitores que se apaixonam pelo que lêem? Por fim, a crítica literária é uma ciência? Ou ela é também Literatura?

Serviço:

Inscrições para o curso de crítica literária ministrado por José Castello

Data: até o dia 10 de novembro de 2008 (segunda-feira)

Local: Palacete Wolf (Praça Garibaldi, 7 – Setor Histórico)

Vagas limitadas: 20

Valor da inscrição: doação de um livro novo de literatura

Data de realização do curso: 17, 19, 21, 24 e 26 de novembro de 2008

Horário: das 14h30 às 17h30

Informações pelo fone: (41) 3321-3317

Nenhum comentário: