sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Fotos da Família Ferrez na Casa Romário Martins




Exposição na Casa Romário Martins mostra fotos inéditas da primeira metade do século XX que reescrevem a história da fotografia no Brasil

Imagens do Rio de Janeiro, de cidades européias e do Senegal datadas da primeira metade do século passado, assinadas por Julio, Luciano e Gilberto Ferrez formam um extenso painel fotográfico da primeira metade do século passado que estará em cartaz em Curitiba a partir de 21 de novembro na Casa Romário Martins, no Largo da Ordem.

A exposição Família Ferrez: novas revelações compõe-se de cerca de 170 imagens extraídas de um total de 8 mil negativos do acervo documental de Gilberto Ferrez. Esse montante incluía álbuns e arquivos pessoais de Gilberto, de seu pai Julio, de seu tio Luciano e do avô Marc Ferrez, pioneiro da fotografia no Brasil considerado o maior fotógrafo oitocentista do país.

Portanto, o que se verá na Casa Romário Martins é a herança deixada por Marc a seus descendentes – filhos e neto. A valiosa descoberta foi encontrada entre os documentos da família na época da organização do acervo documental dos Ferrez, que fora doado para o Arquivo Nacional pelas filhas de Gilberto, em outubro do ano passado.

A exposição chega a Curitiba patrocinada pelo Banco do Brasil, com apoio da Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura Municipal de Curitiba. Tem curadoria de Júlia Peregrino e Pedro Vasquez.

Ela estará dividida em módulos dedicados ao Brasil, a países estrangeiros como Senegal, França, Portugal, Inglaterra, Suíça, e traz também diversos retratos de conteúdo social.

Julio e Luciano – Os irmãos Julio e Luciano Ferrez tiveram papel pioneiro na difusão do cinema no Rio de Janeiro. Gilberto Ferrez, por sua vez, além de dar continuidade ao negócio familiar, em associação com os primos, foi pioneiro entre os historiadores da fotografia no Brasil. É de sua autoria o primeiro estudo sobre o assunto, A fotografia no Brasil e um dos mais dedicados servidores: Marc Ferrez, 1843-1923, publicado na Revista do Patrimônio Histórico, em 1953.

Meio século antes, em 1905, Julio publicara O amador photógrapho. O que se ignorava até agora era que os três homens também foram exímios fotógrafos, legando à posteridade um acervo de negativos que, no conjunto, excede 8 mil itens.

A curadora Julia Peregrino afirma que “essa exposição é um marco na história da fotografia brasileira”. E enfatiza: “Esse precioso acervo inédito engloba as cidades históricas mineiras, monumentos e marcos arquitetônicos goianos, paraibanos e pernambucanos, além de uma instigante amostra dos costumes e do comportamento da sociedade brasileira na primeira metade do século XX”.

“No âmbito internacional – continua ela – registram capitais européias e algumas vistas e retratos da África francesa, de grande interesse etnográfico. Além disso, retratos do pioneiro Marc Ferrez na velhice, em sua derradeira viagem à Europa, feitos por seus filhos Júlio e Luciano”.

Pedro Vasquez salienta o fato de que “essa exposição tem um valor todo especial por enfocar um período ainda não muito estudado da história de nossa fotografia divulgando imagens de regiões que haviam sido pouco fotografadas quando os integrantes da Família Ferrez as visitaram pela primeira vez”.

SERVIÇO: Família Ferrez: novas revelações. Exposição de fotos de Julio, Luciano e Gilberto Ferrez, respectivamente filhos e neto de Marc Ferrez, o maior fotógrafo oitocentista. Data: 21 de novembro a 21 de dezembro de 2008 De terça a sexta feira das 9h às 12h e das 13h às 18h Sábados e domingos 9h às 14h Local: Casa Romário Martins Largo Coronel Enéas, 30 (Largo da Ordem) Entrada franca Informações: 3321-3255

Nenhum comentário: