sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Livro eletrônico e outras obras em lançamento no domingo

Manhã de autógrafos da Livraria Dario Vellozo tem contos em suporte digital, ao lado de um livro sobre a técnica milenar de lavrar a pedra, além de uma publicação que revela a sensibilidade da poesia.

Um livro eletrônico é o destaque da manhã de autógrafos da Livraria Dario Vellozo, neste domingo (30), a partir das 10h30. Líricas é o título da obra que o dramaturgo e escritor Clóvis Severo Brudzinski Júnior lança em suporte digital, ao lado dos livros Cantos do tempo com paisagens, com poesias de José Luiz de Carvalho, e A arte da cantaria, de Antonio Liccardo, Carlos Alberto Pereira e Fabiano Gomes da Silva, que narra a técnica milenar de lavrar a pedra, a chamada cantaria.

A inovadora obra de Clóvis Severo reúne doze contos curtos sobre pessoas comuns em situações limite: “Ora extirpando os próprios órgãos, ora contabilizando manchas nos lençóis maculados em noites sem fim”, adianta o autor, que também destaca o “lirismo letárgico e excitante” da produção. Líricas é a primeira publicação da série Vendetta Literária do selo Stultifera Navis, cujo objetivo é lançar textos curtos de diversos gêneros e que abordem sentimentos de hostilidade e vingança.

Quem estiver presente ao lançamento poderá ler o livro em computadores disponíveis no local, além de levar um disquete com a obra. O produto exclusivo do dia só estará disponível no site da editora daqui a duas semanas e, a partir daí, terá livre circulação na internet. “A idéia é virar uma praga”, comemora Clóvis. O autor pede que levem um disquete usado para troca, pois assim a multiplicação do livro eletrônico ganha maior dimensão.

Nascido em Curitiba, em 1973, Clóvis Severo iniciou a carreira literária em 2005, com a novela Os amores e mortes de Gustavo Carbel. Dramaturgo e diretor teatral de formação, o escritor desenvolve um trabalho centrado no cotidiano, nas neuroses, nos sonhos e desventuras de personagens típicos em situações limite, tendo como principais influências Pixies, Bergman e Borges.


Poesia e pedra – Os lançamentos literários deste domingo também oferecem um livro de poesias e um relato sobre a arte de lavrar a pedra. José Luiz de Carvalho, escritor e poeta paranaense, roteirista de documentários e pesquisador, reúne seus poemas em 64 páginas do livro Cantos do tempo com paisagens, editado pela Quártica Editora, do Rio de Janeiro.

Segundo o editor, “infelizmente os leitores da poesia são escassos, mas com certeza os que tiverem o privilégio de ler Cantos do tempo com paisagens sentirão mais que prazer de ler uma obra nova, verão a possibilidade de descobrir mais que palavras, mas também caminhos e idéias”.

Vem de Minas Gerais A arte da cantaria, da Editora Com Arte. Com elogiada produção, a obra registra a técnica milenar de se lavrar a pedra para uso ornamental e estrutural – enfim, a ciência da cantaria. No Brasil essa arte teve seu esplendor no século XVIII, em Minas Gerais, especialmente na cidade de Vila Rica, atual Ouro Preto. Apesar de sua importância artística e histórica, a cantaria tem neste livro o único registro no país.

A obra é dedicada a Mestre Juca, falecido em março de 2006, e que por mais de 25 anos trabalhou em Ouro Preto e região, resgatando o antigo ofício na construção e restauração de várias obras e monumentos. O livro foi organizado por seu filho, Carlos Alberto Pereira, professor da Universidade Federal de Ouro Preto, juntamente com Antonio Liccardo e Fabiano Gomes da Silva. Em suas páginas estão registros históricos e fotográficos que mostram a trajetória da cantaria no mundo e no Brasil, com destaque para as paisagens de Ouro Preto.



Serviço:

Manhã de autógrafos com Clóvis Severo Brudzinski Júnior (autor do livro eletrônico Líricas), José Luiz de Carvalho (autor de Cantos do tempo com paisagens – poesia), e Carlos Alberto Pereira, Antonio Liccardo e Fabiano Gomes da Silva (autores de A arte da cantaria)

Local: Livraria Dario Vellozo – Palacete Wolf (Praça Garibaldi, 7 – Setor Histórico)

Data e horário: 30 de novembro de 2008 (domingo), das 10h30 às 14h

Preços dos livros: Líricas – gratuito ou doação de um disquete usado; A arte da cantaria – R$ 45; Cantos do tempo com paisagens – R$ 20

Entrada franca

Nenhum comentário: