sábado, 15 de novembro de 2008

Prefeitura e MinC instalam 30 Pontos de Cultura em Curitiba

O lançamento do edital para escolha das propostas acontece na próxima terça-feira (18), às 14h30, no Salão Brasil da Prefeitura.


O prefeito Beto Richa e o secretário de Programas e Projetos do Ministério da Cultura, Célio Turino, lançam nesta terça-feira (18), às 14h30, o edital que permitirá a instalação de 30 Pontos de Cultura em Curitiba. A Prefeitura e o MinC vão apoiar, por meio de repasse de recursos financeiros, iniciativas culturais da comunidade. Os interessados podem se inscrever do dia 21 de novembro até 31 de janeiro de 2009.

Espalhados por todo o Brasil, os Pontos de Cultura fazem parte do programa Mais Cultura do governo federal. Os 30 projetos que serão financiados pela Prefeitura e pelo MinC, preferencialmente nos bairros de Curitiba, serão escolhidos por meio de edital. Podem se inscrever instituições da sociedade civil, sem fins lucrativos, legalmente constituídas, de caráter cultural ou com histórico de atividades culturais, sediadas e que atuem na produção artístico-cultural há pelo menos 3 anos no município de Curitiba.

Para participar, as instituições devem atender aos requisitos expressos no edital. Os projetos passarão inicialmente pela análise de documentação, depois pela avaliação técnica e finalmente pela análise de mérito. Por sugestão do presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Paulino Viapiana, em reunião realizada com o Conselho Municipal de Cultura, na última quinta-feira, representantes da sociedade civil deverão ser convidados para compor as duas comissões, de avaliação técnica e de mérito, dos projetos apresentados. Os nomes serão indicados pelo Conselho e pela Fundação Cultural de Curitiba. As comissões também terão representantes do Ministério da Cultura, da Fundação Cultural de Curitiba e da comunidade artística.

Os projetos selecionados receberão cada um R$ 180 mil reais em três parcelas anuais de 60 mil. Os diversos pontos de cultura passam a integrar a rede Cultura Digital, que estabelece a comunicação entre os diversos pontos de cultura do Brasil, e possibilita a divulgação das atividades produzidas e dos produtos culturais elaborados. A Fundação Cultural de Curitiba é a responsável pela coordenação dos trabalhos em Curitiba, desde a formulação do edital, recebimento das propostas, seleção dos projetos, repasse de recursos, mobilização, implementação, acompanhamento, supervisão e fiscalização da rede de Pontos de Cultura na cidade.

Todas as iniciativas comunitárias de caráter cultural podem ser um Ponto de Cultura em potencial. O edital é abrangente quanto às características das manifestações e contempla as mais diversas áreas, agrupadas em nove segmentos: culturas populares (como artesanato, tradição oral, ervas e curas tradicionais e contadores de histórias), grupos étnicos-culturais (culturas indígenas, afro-descendentes, ciganas), patrimônio imaterial (museus, educação patrimonial), audiovisual e radiodifusão (vídeo, cinema, televisão e rádio comunitária), culturas digitais (internet, jogos eletrônicos, desenvolvimento de novas tecnologias), gestão e formação cultural (cursos, oficinas, palestras e seminários de formação), pensamento e memória (livro, leitura, bibliotecas, acervos), expressões artísticas (teatro, dança, música, circo, artes visuais, literatura) e ações transversais (cultura e meio ambiente, cultura e educação, cultura e saúde, cultura e turismo, entre outras).



Serviço:

Lançamento do edital de implantação de 30 Pontos de Cultura em Curitiba – Parceria entre a Prefeitura e o Ministério da Cultura

Data: 18 de novembro (terça-feira), às 14h30

Local: Salão Brasil – Prefeitura de Curitiba

Nenhum comentário: