terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Cem anos sem Machado

"Eu gosto de catar o mínimo e o escondido. Onde ninguém mete o nariz, aí entra o meu, com a curiosidade estreita e aguda que descobre o encoberto. (...). A vantagem dos míopes é enxergar onde as grandes vistas não pegam." O excerto é de autoria de Machado de Assis em crônica intitulada A Semana, publicada na Gazeta de Notícias do Rio de Janeiro, logo no início da primeira década de 1900.

Comemoramos este ano o centenário de falecimento de Joaquim Maria Machado de Assis, o mais importante escritor brasileiro, sobretudo por suas admiráveis incursões nos diferentes gêneros literários — romance, poesia, prosa, conto, crítica literária e de teatro, jornalismo e crônica.

TEASER DE CAPITU - Mini Série (quadrante) da Rede Globo





O LIVRO


Crônicas da antiga corte: literatura e memória em Machado de Assis

Marli Fantini (org.)


426 páginas

Coleção: Invenção

Esse livro conta com a preciosa colaboração de relevantes críticos e pesquisadores da obra machadiana, cujas consistentes e renovadas perspectivas críticas iluminam, com outros focos, a devotada leitura da obra do Bruxo do Cosme Velho. Ao desestabilizar a consolidada legibilidade de tão desafiante obra, esta coletânea pretende prestar a justa homenagem ao centenário da morte do autor. Investir no redimensionamento da recepção crítica que todo um contexto de leituras, equacionamentos, confrontos é o objetivo desse investimento compartilhado, que tem em vista instigar, com seus enfoques e insights, os leitores machadianos. A diversidade de perspectivas que essa publicação encerra vem confirmar a riqueza lingüística, estrutural e temática de romances, contos, teatro, crônicas e poemas produzidos com dedicação e genialidade pelo autor de Dom Casmurro. As sete partes de que se compõe esta coletânea foram dispostas de acordo com as afinidades temáticas, estruturais ou crítico-teóricas entre os artigos/ensaios.Esse livro conta com a preciosa colaboração de relevantes críticos e pesquisadores da obra machadiana, cujas consistentes e renovadas perspectivas críticas iluminam, com outros focos, a devotada leitura da obra do Bruxo do Cosme Velho. Ao desestabilizar a consolidada legibilidade de tão desafiante obra, esta coletânea pretende prestar a justa homenagem ao centenário da morte do autor. Investir no redimensionamento da recepção crítica que todo um contexto de leituras, equacionamentos, confrontos é o objetivo desse investimento compartilhado, que tem em vista instigar, com seus enfoques e insights, os leitores machadianos. A diversidade de perspectivas que essa publicação encerra vem confirmar a riqueza lingüística, estrutural e temática de romances, contos, teatro, crônicas e poemas produzidos com dedicação e genialidade pelo autor de Dom Casmurro. As sete partes de que se compõe esta coletânea foram dispostas de acordo com as afinidades temáticas, estruturais ou crítico-teóricas entre os artigos/ensaios.

UM LANÇAMENTO




Nenhum comentário: