terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Cinemateca comemora os 40 anos de Lance Maior


Com a presença do diretor Sylvio Back, a Cinemateca promove nesta

quarta-feira (17) exibição e debate sobre os 40 anos do filme Lance Maior

A Cinemateca de Curitiba exibe nesta quarta-feira (17), às 19h30, o filme Lance Maior, primeiro longa-metragem do cineasta Sylvio Back e um grande sucesso do cinema nacional na época de seu lançamento. Produzido num período de grande turbulência política e cultural, o filme estreou em 1968 e agora comemora os 40 anos com uma reedição do seu roteiro e exibição em cópia restaurada. Com um elenco de peso, estrelado por Regina Duarte, Irene Stefânia e Reginaldo Faria, Lance Maior foi exibido recentemente no encerramento do 41º Festival de Cinema de Brasília, sendo muito aplaudido pelo público.

O filme ganhou o prêmio de Melhor Atriz (Irene Stefânia) e Melhor Cartaz no 4º Festival de Brasília (1968). Em 1975, a Fundação Cultural de Curitiba fez a primeira edição do roteiro, que ganha agora a sua segunda edição. Sylvio Back estará na Cinemateca para conversar sobre esta produção histórica, que apresenta um retrato da juventude na Curitiba dos anos 60. Nascido em Blumenau, Back desenvolveu boa parte de sua carreira no Paraná.

Lance Maior é o atestado de maioridade do cinema de ficção paranaense. É um filme que coloca Curitiba no mapa do cinema nacional”, afirma Francisco Alves dos Santos, coordenador da Cinemateca. Segundo ele, o filme de Sylvio Back reconstitui um clima único que revela o espírito da cidade, a Universidade, as baladas, os sindicatos e a consciência das mudanças ocorridas na época.

O enredo conta a história de um grupo de jovens, de camadas sociais diferentes, que começa a questionar os padrões vigentes. Mário (Reginaldo Faria) é um bancário, galanteador que vive uma crise pessoal: não sabe se escolhe Cristina (Regina Duarte), uma universitária rica que busca sua emancipação sexual, ou Neusa (Irene Stefânia), uma morena sensual que trabalha no comércio e quer mudar o destino da sua humilde família. Na trama, aventuras amorosas, ambição, conflitos profissionais, trunfos e mentiras.

Com uma filmografia de 36 títulos, Sylvio Back dirigiu diversos documentários, curtas e longas-metragens, entre eles também A Guerra dos Pelados (1971), Aleluia Gretchen (1976), República Guarani (1982) e Lost Zweig (2003).

Serviço:

Exibição do filme Lance Maior e debate com o diretor Sylvio Back

Local: Cinemateca de Curitiba (R. Carlos Cavalcanti, 1.174)

Data: 17 de dezembro de 2008 (quarta-feira), às 19h30

Entrada franca

Nenhum comentário: