sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA

A exposição "Machado de Assis: Mas este capítulo não é sério" em homenagem ao centenário da morte desse grande escritor brasileiro tem como objetivo desfazer a concepção de autor clássico com obras para leitura obrigatória ao vestibular. "Machado de Assis é muito mais divertido que a obrigatoriedade. Essa é a mensagem que queremos passar aos visitantes", afirma o curador Vadim Nikitin, que divide o cargo com Cacá Machado e conta com a consultoria de José Miguel Wisnik.

Ao entrar no museu, o visitante tem a impressão de fazer parte de um livro. Dividido em capítulos, o primeiro corredor da exposição apresenta as muitas facetas de Machado de Assis, de acordo com suas principais obras. "Entre tópicos estão sua face jornalista, suas musas e seu principal enredo: a escravidão. Há também um capítulo reservado para a sandice e a loucura", afirma Nikitin.

No fim do primeiro corredor, o público passa por uma ´biblioteca cinema´ que transmite trechos de obras do autor lidos por diversas personalidades. Já no segundo corredor, há uma cronologia da vida de Machado de Assis. O espaço desemboca em uma sala de leitura, onde as pessoas são convidadas a pegar um dos 400 livros disponíveis e ler a vontade como se estivessem em uma biblioteca.

A mostra foi prorrogada até o dia 1º de março de 2009.


De terça a domingo, das 10h às 17h, na Praça da Luz, s/nº - Centro, São Paulo-SP
Informações: (11) 3326-0775 - www.estacaodaluz.org.br/

Nenhum comentário: