quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Orquestra À Base de Sopro convida Laércio de Freitas


Depois de seis anos, a OABS volta a se encontrar com o maestro Laércio de Freitas, desta vez no Guairinha.



Passados seis anos o pianista, compositor, arranjador e maestro Laércio de Freitas está em Curitiba para um novo encontro com a Orquestra À Base de Sopro, um dos grupos musicais mantidos pela Fundação Cultural de Curitiba. Desta vez, o concerto acontece no Guairinha, às 20h de sábado (13) e às 19h de domingo (14).

O programa traz, entre outras composições de Freitas, as músicas que integram São Paulo no balanço do choro, disco lançado em 1980. É uma das obras referenciais em sua carreira. Nele estão chorinhos que, mesmo ligados intimamente à forma tradicional, têm a característica de serem moderníssimos.

Nem só de choro, porém, compõe-se o espetáculo. Um número especial, e dos mais recentes, é Malica, que o avô escreveu para sua segunda neta, que completou seu primeiro ano de vida em novembro. Laércio de Freitas comentou sobre a experiência do novo trabalho com a Orquestra À Base de Sopro: “Pode-se trabalhar com eles com relativa tranqüilidade”, disse em relação aos músicos. Também elogiou a formação e a sonoridade do grupo. “A resposta deles é uma boa resposta”, disse.



O convidado – Graduado em piano pelo Conservatório Musical Carlos Gomes, de Campinas, Laércio de Freitas estudou canto coral com Walter Lourenção, além de cordas e regência com José Sabre Marroquin, no México. Profissionalmente escreveu arranjos e regeu para inúmeros cantores, entre eles Emilio Santiago, Tim Maia, Wilson Simonal, Clara Nunes, Marcos Vale.

Freitas escreveu transcrições para piano de obras de Astor Piazzolla, gravadas por Arthur Moreira Lima, e arranjos orquestrais para a Orquestra Jovem Tom Jobim, Orquestra Jazz Sinfônica, Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, Banda Mantiqueira e Orquestra Sinfônica de Santo André. Também gravou CD em homenagem a Jacob do Bandolim, tendo como convidado o violonista Alessandro Penezzi.



A orquestra – Criada há dez anos, a Orquestra À Base de Sopro – OABS tem em sua formação 17 músicos, entre flautas transversais, clarinetes, clarone, sax alto, sax tenor, trompetes, trombones e, na base rítmica e harmônica, piano, guitarra, baixo, bateria e percussão. A direção artística é de Sérgio Albach.

Privilegiando a música brasileira, a orquestra trabalha com as variadas tendências e gêneros existentes. Também mantém a mesma diversidade entre os artistas convidados para apresentações em seus concertos. Subiram ao palco com a OABS instrumentistas como Teco Cardoso, Toninho Ferragutti, André Mehmari, Arrigo Barnabé, Mauro Senise, Proveta, Lea Freire e Roberto Sion.



Serviço: Show da Orquestra À Base de Corda com o pianista e compositor Laércio de Freitas Datas e horários: dias 13 (sábado), às 20h, e 14 de dezembro de 2008 (domingo), às 19h Local: Teatro Guairinha (Rua XV de Novembro, s/n – Centro) Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (estudantes e idosos) Informações: (41) 3321-2847

Nenhum comentário: