sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

ENFIM O ACORDO

Mudanças na escrita entraram em vigor

Neste 2009, as mudanças previstas pelo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa - firmado no Brasil em 1990 e aprovado pelo Congresso Nacional em 1995 - entram em vigor em todo o país. Essas modificações têm como objetivo padronizar alguns pontos discordantes, como o emprego do hífen, algumas regras de acentuação e a queda de consoantes mudas. A transição da norma ortográfica atual para a nova será feita durante os três anos seguintes à vigência dos termos do acordo.


Grafia Padronizada

O Acordo Ortográfico - assinado em Lisboa, em 16 de dezembro de 1990 - é considerado um marco de unificação entre os países de língua portuguesa - Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste, Brasil e Portugal. Foi assinado, inicialmente, pelos sete países que tinham o português como idioma oficial - o Timor-Leste ainda não era nação independente. Em razão das diferenças entre as grafias desses países é grande a dificuldade na difusão da língua. Dessa forma, a intenção do acordo é facilitar o processo de intercâmbio cultural e científico entre as nações e ampliar a divulgação do idioma e da literatura em língua portuguesa.


Este Suplemento buscará adaptar-se às novas regras de grafia, gestadas nos obscuros anos de "Gisele, a redentora" . Como acordo é entre partes, os governos assinaram. Faltou combinar com o povo.

Como editor irei preservar a ortografia utilizada pelos nossos colaboradores e parceiros em especial os não brasileiros, com certeza os mais resistentes às mudanças. Com justiça.

baixe aqui em PDF as novas regras


O essencial















A papelada toda
















Eduardo Cruz, jornalista, editor, sem hifem, trema ou acento.

Nenhum comentário: