sábado, 14 de fevereiro de 2009

Cursos On-line em jornalismo: últimos dias de inscrições!

Depois do grande sucesso das primeiras turmas a distância, a Faculdade Tobias Barreto prepara-se para iniciar mais três turmas dos cursos na área de Comunicação Social (Assessoria de Comunicação, Produção de Pautas em Telejornalismo e Redação Radiofônica e Produção de Roteiros). Todos são realizados pela modalidade de ensino a distância, através de um Ambiente Virtual de Aprendizagem. "Já foram vários alunos de toda parte do país que realizaram o curso conosco. Atualmente temos até um aluno que vive hoje na Espanha e estuda com a gente. Vamos ofertar novos cursos, a exemplo do de Redação Jornalística", diz o diretor da FTB, professor João Severo.

De acordo com o coordenador do NEAD da FTB, professor M.Sc. e jornalista Fábio Figueirôa, as primeiras turmas formadas no fim do ano passado surpreenderam pela qualidade dos alunos e pela procura. “Estamos conquistando nosso espaço e a tendência é melhorarmos cada vez mais”, diz. Outras informações sobre o NEAD da FTB, basta ligar para (79) 3217 3073/8102 0909 ou acessar o www.ftb-se.edu.br/nead. Abaixo, confira dados dos cursos que a Faculdade Tobias Barreto está ofertando para os seus participantes futuros!


1 - ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO - O curso possibilita a compreensão das atividades jornalísticas nas empresas públicas, privadas e no serviço público. Pesquisa e planejamento dos sistemas comunicacionais em função dos públicos internos e externos. Publicações internas e externas. Relações com os veículos de comunicação.
Semana 1
1 - Organograma da comunicação social
a) Assessoria de Imprensa;
b) Publicidade e Propaganda;
c) Relações Públicas;
d) Públicos Interno e Externo.
e) Objetivos da Asscom
2 - Estrutura da Asscom
a) De Pessoal;
b) De Equipamentos.
Semana 2
1 - Serviços da Asscom
a) Acompanhamento dos Veículos;
b) Clipping;
c) Contatos com a Imprensa;
d) Press-releases;
e) Publicações (Públicos interno e externo);
f) Banco de Dados/Mailist
2 - Funcionamento da Asscom
a) A Operação: como divulgar?
b) Espaço Publicitário e Editorial: É importante não confundir
Semana 3
1 - Organização da Asscom
a) Estrutura da Empresa;
b) Meios de Comunicação;
c) Assessoria de Imprensa;
d) Publicidade e Propaganda;
e) Relações Públicas;
f) Dicas.
Semana 4
1 - Produção de Veículos de Comunicação/House Organs
________________________________________

2 - PRODUÇÃO DE PAUTAS EM TELEJORNALISMO - O curso possibilita a compreensão das técnicas para a produção e preparação de uma pauta em telejornalismo. Mostrar o modo mais eficaz e correto de produzir uma pauta de um telejornal, apresentado todo o processo, desde a apuração da notícia (fontes, entrevistados, documentos etc) até a conclusão da matéria.
PRÉ-PRODUÇÃO
1) Reportagem, o que é de interesse jornalístico?
2) As pautas
a) Serviço
b) Denúncia
c) Comportamento
3) Pré-pauta e apuração
4) Agenda
5) Fontes
6) Microcâmera e cinegrafista amador
7) A informação em off
8) Reunião de pauta/aprovação/rejeição
9) Pautas frias/pautas factuais
10) Pautas nacionais/pautas locais
PRODUÇÃO
1) O texto da pauta
a) Roteiro
b) Pesquisas
c) Releases
d) Modelos
e) Retranca
f) Resumo
g) Proposta
h) Marcações
2) Marcações
a) Externas
b) Links
c) Entrevista/estúdio
3) Recursos de produção
a) Imagens de arquivo
b) Arte, infográficos
c) Audiotapes
d) Colaboração de praças e afiliadas
e) Texto rápido para entrar
A PRODUÇÃO E O TEXTO DE TV
1) Planejamento, dicas de material e imagem
a) Cabeça
b) Abertura
c) Off
d) Sonora
e) Povo fala
f) BG
g) Sobe som
h) Passagem
i) Encerramento
j) Tempo do VT
k) Tempo da cabeça
l) Tempo da matéria
2) Linguagem de TV
a) Imagem
b) Texto
c) Emoção
JORNAL NO AR/PÓS-PRODUÇÃO
1) Geração de material
a) Decupagem
b) Identificação de personagem
c) Produção de Sonoras
d) Finalização do VT
e) Checagem de notícia em tempo real
f) Coordenação de vivo
g) O próximo jornal/espelho da pauta
h) Pautas especiais, séries, grandes coberturas
________________________________________

3 - REDAÇÃO RADIOFÔNICA E PRODUÇÃO DE ROTEIROS - O curso possibilita a compreensão da correta aplicação da redação e linguagem radiofônica obedecendo às regras que facilitam o trabalho do profissional e a transmissão da notícia de uma forma clara, objetiva e concisa. A correta utilização de termos técnicos e aplicabilidade. Uma recomendação básica para os profissionais de rádio é sempre elaborar um roteiro para o programa que vai ao ar. Um roteiro bem feito sistematiza e organiza o conteúdo, fazendo com que a possibilidade de erros durante a transmissão seja menor. O curso também possibilita a compreensão da estrutura de um roteiro radiofônico. A correta utilização de termos técnicos. O texto no roteiro, as principais inserções sonoras. Como utilizar a música e entrevistas.
1 - A Redação Radiofônica
2 - O Texto no Roteiro
3 - Sonoplastia
4 - Principais Inserções Sonoras
5 - Passagens entre inserções sonoras
6 – A Entrevista
7 – A Música
8 – Como organizar e produzir um roteiro
________________________________________

4 - REDAÇÃO JORNALÍSTICA - O curso abordará as diferentes modalidades da escrita jornalística, habilitando os estudantes a situar a natureza específica dos gêneros apresentados, em relação aos distintos meios e linguagens. Fornecerá noções básicas e elementares para a apuração de informações e produção de gêneros jornalísticos. Além de identificar frases que compõem a notícia.
Semanas 1 e 2
1 - A notícia
a) Fato e Acontecimento;
b) Conceito;
c) Natureza da notícia;
d) Requisitos essenciais da notícia;
e) Classificação da notícia;
f) Critérios de noticiabilidade;
g) Importância da notícia;
h) Apuração da notícia;
i) Fontes de informação;
j) Gancho da notícia;
k) Entrevista.
Semanas 3 e 4
1 - Redação de textos noticiosos
a) O texto jornalístico
b) Estrutura da Notícia (Título, Lead, corpo da matéria)
c) As pirâmides;
d) Técnicas de Redação;
e) Glossário com termos jornalísticos.
________________________________________

5 - JORNALISMO ON-LINE - O curso possibilita a compreensão das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como recurso e auxílio importante na aplicação e divulgação da notícia ou reportagem no WEB JORNALISMO. Habilita o estudante a situar a natureza específica dos gêneros apresentados, em relação aos diferentes meios e linguagens do jornalismo on-line.
Semana 1
1 - Como funciona a Web?
a) Os procedimentos na Web: saiba o que é URL, FTP, domínio, servidor/provedor, servidor dedicado.
b) Como planejar um website? Ações estratégicas e plano de marketing.
c) Fases na construção de um Website
d) HTML Básico: Noções básicas e HTML
Semana 2
1 - Tecnologias de Comunicação
a) As tecnologias de Informação e Comunicação;
b) Equipamentos e exemplos;
2 - Jornalismo on-line
a) Características do Webjornalismo
b) Exemplos de sites Jornalísticos com Imediatismo
c) Gerenciadores de Conteúdo
Semana 3
1 - Formatação de texto para Web
a) Mandamentos do Webwriting
b) A redação jornalística on-line
c) A Estrutura da Notícia
d) As potencialidades da Reportagem on-line
e) A Multimidialidade no Jornalismo on-line
f) Estrutura de Navegação e Notícia
Semana 4
1 - Ferramentas Tecnológicas
- Newsletter;
- Podcast;
- Videocast, Vídeo e RSS.

Nenhum comentário: