quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Dicionário registra militantes e organizações do movimento operário

Dicionário do movimento operário ̶ Rio de Janeiro do século XIX aos anos 1920 ̶ militantes e organizações (Coleção História do Povo Brasileiro)
Coordenador: Claudio H. de M. Batalha
Autores: Claudio Batalha, Cristiane Miyasaka, Gláucia Fraccaro, Ivone Gallo, Joseli Mendonça, Letícia Canelas, Robert Paris, e Victor Izecksohn.
Editora: Editora Fundação Perseu Abramo
Nº de páginas: 304


A Editora Fundação Perseu Abramo publica o Dicionário do movimento operário ̶ Rio de Janeiro do século XIX aos anos 1920 ̶ militantes e organizações que reúne, em verbetes, informações biográficas sobre militantes e históricos de organizações da cidade do Rio de Janeiro, no período compreendido entre 1830, aproximadamente, e 1920, e também informações sobre organizações de cunho sindical, mutualista, beneficente, educacional ou político.

Nas 839 entradas nominais (entre verbetes e as remissões aos verbetes), estão registros como nome e sobrenome, cor, profissão, orientação política, dados sobre a vida e atuação, obras escritas, entre outras informações. São nomes de médicos, de jornalistas, de trabalhadores de diferentes ocupações e categorias, muitos deles participantes de diferentes agremiações sindicais e políticas. São militantes nem sempre reconhecidos nos registros da história do país, mas pessoas que tiveram participação no movimento operário do Rio de Janeiro. O verbete dedicado a José Francisco da Veiga, por exemplo, registra que se tratava de tipógrafo, socialista, integrante da Associação de Socorros Mútuos “Liga Operária”, e proprietário do jornal Gazeta Operária, que tinha como subtítulo Orgam dedicado especialmente aos interesses dos Artistas e Operários”.

A segunda parte do Dicionário revela a história de quase 400 organizações de trabalhadores, que incluem, sempre que possível, informações como data de fundação, local de atuação, endereço da sede, entre outros. Um exemplo, é o da Sociedade União dos Foguistas, fundada em 1903 que tinha caráter mutualista e sindical, e reunia em seus quadros os profissionais foguistas navais maiores de 16 e menores de 50 anos.

A Coleção História do Povo Brasileiro

O Dicionário é o 16º livro da Coleção História do Povo Brasileiro instituída pela Fundação Perseu Abramo com o intuito de resgatar a história do país e os acontecimentos e movimentos fundantes do povo brasileiro. A Coleção é coordenada por Fernando Teixeira da Silva, professor do Departamento de História/Unicamp, que conta com títulos como Brasil: Mito fundador e sociedade autoritária, de Marilena Chaui, Relações internacionais no Brasil: de Vargas a Lula, de Paulo Fagundes Vizentini, Uma história do feminismo no Brasil, de Céli Pinto, O Império do Belo Monte: Vida e morte de Canudos, de Walnice Nogueira Galvão, Soldados da Borracha: trabalhadores entre o sertão e a Amazônia no governo Vargas, de Maria Verónica Secreto, A luta armada contra a ditadura militar: A esquerda brasileira e a influência da revolução cubana, de Jean Rodrigues Sales, entre outros títulos.

Nenhum comentário: