terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Disputa acirrada no Rio

Na primeira noite de desfiles do Grupo Especial do Rio de Janeiro, a disputa entre as seis escolas foi equilibrada. Mas o que corre nos bastidores é que quem se deu melhor foram as "azuis e brancas", Vila Isabel e Beija-Flor. As duas escolas exibiram alegorias e fantasias luxuosas, levantaram o público e entraram na briga pelo título.

O Império Serrano, que retornou ao Grupo Especial, primeira a desfilar, levou a Sapucaí, oferendas a Iemanjá, homenagens ao deus Netuno e imagens de sereias. Um dos destaques foi a inovação da comissão de frente, que usou uma espécie de patinete motorizado, o "segway", para realizar manobras. A escola cantou o enredo "A lenda das sereias e os mistérios do mar", de 1976 desenvolvido pela carnavalesca Márcia Lávia e interpretado por Nego. O ponto forte do desfile foram as paradinhas e coreografias da bateria de Mestre Atila com a rainha Quitéria Chagas.

A Acadêmicos do Grande Rio, que gastou por volta de 8 milhões foi a segunda a entrar na Passarela com o enredo "Voilá, Caxias! Para sempre Liberté, Egalité, Fraternité, Merci beaucoup, Brésil! Não tem de quê", na voz de Wantuir. A escola levou 3,8 mil componentes, distribuídos em 33 alas e sete carros alegóricos e muitos famosos como já vem acontecendo nos anos anteriores. A Comissão de frente teve problemas, o componente que veio em cima de um tripé representando o Rei Luis XIV caiu em frente a cabine de jurados.

A Unidos de Vila Isabel, que teve a volta de Martinho da Vila ao desfile foi a terceira escola a cruzar a Sapucaí. A escola lembrou os 100 anos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, um dos cartões-postais da cidade. Os carros alegóricos lembraram peças teatrais de Nelson Rodrigues e bailes de gala que marcaram a história do Theatro.

A quarta escola a desfilar foi a Padre Miguel, que teve um princípio de incêndio em seu carro abre-alas, ainda na concentração, que foi rapidamente controlado pelos bombeiros. Segundo o diretor do abre-alas da escola, o incêndio no carro alegórico não interferiu no desempenho da escola. Antes do incêndio, o carnavalesco Cláudio Cavalcante, o Cebola foi atropelado pelo Abre Alas. A escola mostrou o enredo "Clube Literário - Machado de Assis e Guimarães Rosa... Estrelas em poesia!" em 81 minutos.

A bicampeã Beija-Flor, que trouxe um enredo sobre as origens históricas do banho, com mais de sete mil litros de água em seus carros alegóricos foi a penúltima a entra na Marques. A escola de Nilópolis luta pelo tricampeonato. Antes do inicio do desfile foi celebrado o casamento do intérprete Neguinho da Beija-Flor com Elaine Reis com cerimônia em pleno Sambódromo.

A Unidos da Tijuca, última escola a desfilar, teve problemas com um de seus carros, logo no início do desfile. O problema foi resolvido, mas atrasou a evolução das alas. A Tijuca, que tem como rainha, a apresentadora Adriane Galisteu dedicou seu desfile a uma aventura espacial, com o tema "Tijuca 2009: uma odisseia sobre o espaço", que teve naves espaciais e cenários da série "Guerra nas estrelas".

A enquete realizada com os telespectadores da TV Globo aponta empate entre as escolas Império Serrano, Grande Rio, Mocidade e Beija-Flor, com nota 9,1. A Vila Isabel aparece com 9,0, e a Unidos da Tijuca, com a nota 8,0.

Na noite desta segunda-feira (23) desfilam as escolas Porto da Pedra, Salgueiro, Imperatriz Leopoldinense, Portela, Mangueira e Viradouro.

Nenhum comentário: