terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Guerra no palco do Novelas Curitibanas

Texto de Manoel Carlos Karam, que narra uma guerra fictícia, embasa trabalho do grupo “A Armadilha”, na abertura da temporada 2009.

Ironia e sarcasmo são os ingredientes que apimentam a peça Jornal da Guerra Contra os Taedos, na abertura da temporada 2009 de espetáculos do Teatro Novelas Curitibanas, patrocinada pelo Fundo Municipal da Cultura. Encenada pelo grupo A Armadilha, sob direção de Diego Fortes, a montagem que estreia nesta quarta-feira (18), às 21h, leva ao palco a adaptação do texto de Manoel Carlos Karam.

Formada por diversas crônicas jornalísticas de uma guerra fictícia, a obra que embasa a peça retrata de forma cáustica as grandes instituições bélicas e oficiais, que agem de acordo com interesses particulares em nome de um ideal. Karam utiliza o discurso da guerra, a partir do ponto de vista de um suposto jornalista, para atacar a transformação do conflito em um espetáculo, com todas as falsidades possíveis. As apresentações prosseguem até 15 de março, de quarta-feira a sábado, às 21h, e aos domingos, às 19h.

O trabalho que o público aprecia no Teatro Novelas Curitibanas resultou de uma ampla pesquisa realizada pela companhia A Armadilha, sobre a produção de Manoel Carlos Karam. Desde 2007, quando foi premiado pela Funarte com o projeto Bolacha Maria – que previa montagens baseadas na obra do autor –, o grupo investiga o texto fragmentado e altamente imaginativo do escritor e jornalista.

Para a peça Jornal da Guerra Contra os Taedos, a companhia usa o chamado teatro pós-dramático, com a utilização de diversas linhas narrativas para ressaltar a recepção analítica do material exposto. A metalinguagem e autorreflexão no palco também aparecem como elementos do arranjo cênico, tornando o texto teatral um componente autônomo. Com esse recurso, as apresentações ganham diferenciações a cada dia, fazendo do encontro uma ação real a ser vivenciada coletivamente.

Outro aspecto que destaca a montagem é o humor, um dos traços característicos tanto do autor como da companhia. O resultado é uma comédia feita com sutilezas e ironias, sem exageros nem recursos fáceis que, ao trabalho dos atores, soma instrumentos musicais de percussão para pontuar o roteiro de cenas.

No elenco estão os atores Alan Raffo, Gabriel Gorosito, Mariana Gomez, Patrícia Ramos, Patrícia Kamis e Diego Fortes, que também responde pela direção da peça. A cenografia é de Erica Mityko, com figurino de Fabiana Pescara e Renata Skrobot. A iluminação está a cargo de Waldo Leon e a sonoplastia é de Marcio Mattana.

O autor – Manoel Carlos Karam nasceu em Rio do Sul (SC), em 1947. Viveu em Curitiba desde 1966. Era escritor e jornalista. Trabalhou nos anos de 1970 com teatro, escreveu e encenou textos como “O velório de Joaquim Silvério dos Reis”, “Hotel Luar do Sertão”, “Doce primavera”, “Fulano de Tal”, “Urubu”, “Esquina de 7 de Setembro com 31 de Março”, entre outros. Naquela mesma época, foi roteirista e assistente de direção do filme “Aleluia, Gretchen”, de Sylvio Back.

A partir da década de 1980 passou a dedicar-se aos livros. Publicou “Fontes murmurantes” (Marco Zero, Rio de Janeiro, 1985), “O impostor no baile de máscaras” (Artes&Ofícios, Porto Alegre, 1992), “Cebola” (Prêmio Cruz e Souza de Romance - FCC Edições, Florianópolis, 1995), “Comendo bolacha maria no dia de São Nunca” (Ciência do Acidente, São Paulo, 1999), “Pescoço ladeado por parafusos” (Ciência do Acidente, São Paulo, 2001), “Encrenca” (Ateliê Editorial/Imprensa Oficial do Paraná, São Paulo/Curitiba, 2002) e “Sujeito Oculto” (Editora Barcarolla, São Paulo, 2004). Faleceu em dezembro de 2007, em Curitiba.

Serviço:

Temporada da peça Jornal da Guerra Contra os Taedos, com o grupo A Armadilha, sob direção de Diego Fortes

Local: Teatro Novelas Curitibanas (Rua Carlos Cavalcanti, 1.222)

Data e horário: estreia no dia 18 de fevereiro (quarta-feira), às 21h. Apresentações até 15 de março de 2009, de quarta-feira a sábado, às 21h, e aos domingos, às 19h.

Ingresso: uma lata de leite em pó

Classificação: 14 anos

Nenhum comentário: