terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

O IMPERIAL COLLEGIO DE PEDRO II


O IMPERIAL COLLEGIO DE PEDRO II
O ENSINO SECUNDÁRIO DA BOA SOCIEDADE BRASILEIRA

de CARLOS FERNANDO FERREIRA DA CUNHA JUNIOR



170 páginas

A imponência da fachada do prédio da Unidade Centro do Colégio Pedro II (Rio de Janeiro) e as imagens eternizadas em suas paredes internas chamam a atenção, bem como o orgulho de seus alunos e ex-alunos. Neste livro, fruto de pesquisa de Doutorado, o autor analisa as razões que motivaram o governo imperial brasileiro a fundar a instituição em 1837 e acompanha sua trajetória até os primeiros anos da década de 1880. Carlos defende a idéia de que, entre 1837 e o final da década de 1860, o CPII buscou proporcionar aos jovens da elite brasileira, especialmente a fluminense, uma formação secundária distintiva e abrangente, própria àqueles que estavam sendo preparados para ocupar funções no mundo do governo imperial. O autor reflete sobre o ensino secundário oferecido pelo CPII a partir de um rico conjunto de fontes documentais e organiza suas idéias a partir do conceito de cultura escolar. Carlos aborda o papel desempenhado pelos agentes profissionais do Colégio, o perfil e as ocupações posteriores dos alunos, os espaços e as práticas de recompensa e punição, os conhecimentos e saberes desenvolvidos, bem como o investimento sobre o corpo através das lições dos exercícios ginásticos. O texto nos mostra que o Colégio não descreveu uma trajetória linear ao longo do Século XIX. A instituição realizou um deslocamento que acompanhou o movimento da sociedade brasileira nesse período. Se, entre 1837 e o final dos anos 1860, o CPII colaborou com a formação e a expansão do grupo e da ordem conservadora, a partir da década de 1870 ele contribuiu para a emergência de outros grupos e a renovação da elite nacional e do próprio Estado brasileiro.



SOBRE O AUTOR

Carioca de nascimento e filho de ex-aluna do Colégio Pedro II (CPII), Carlos Fernando Ferreira da Cunha Junior também foi professor desta instituição entre 1994 e 1998. É formado em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde também obteve o título de Mestre em Educação. Sua carreira profissional deslocou-se para Minas Gerais a partir de 1998. No Doutorado em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais desenvolveu a pesquisa que gerou o presente livro sobre a história do CPII. É professor da Graduação, da Licenciatura e do Mestrado em Educação Física, bem como do Mestrado em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora. Desenvolve estudos que analisam o processo de desenvolvimento das práticas corporais institucionalizadas no Brasil e coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação Física e do Esporte (GEPHEFE).

um lançamento da

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