sábado, 21 de fevereiro de 2009

PROGRAMAÇÃO CARNAVAL CURITIBA

Bailes - Localizado na Rua Ourizona, 1.681, a uma quadra da Rua da Cidadania, o Ginásio do Bairro Novo abrigará os bailes infantil e adulto, com edições na segunda e terça-feira (23 e 24), sob o comando da Banda Lefigarroo. Para a criançada, a diversão vai das 15h às 19h, sendo que o horário para os adultos é das 20h à meia-noite. A entrada é franca e não será permitido o consumo de bebida alcoólica e cigarro.

Avenida – No sábado de Carnaval, o desfile na Avenida Cândido de Abreu será em homenagem a Domingos Antonio Kalva, uma das pessoas que mais contribuíram para a realização da festa, ao longo dos anos. Falecido no ano passado, Kalva deixa um legado de envolvimento constante com as manifestações culturais populares.

O desfile começa com os blocos Afoxé, Derrepent e Rancho das Flores, tradicional grupo da terceira idade que está comemorando 20 anos de existência. Na sequencia, vêm as escolas do grupo de ascensão, que reúne as agremiações Unidos de Pinhais, Unidos do Bairro Alto e Os Internautas. Depois, entram na Avenida as escolas do Grupo A, formado por Leões da Mocidade, Embaixadores da Alegria e Acadêmicos da Realeza.

A agremiação Unidos de Pinhais marca o centenário de nascimento de Cartola, comemorado no ano passado, apresentando “Saudade, Gratidão, Mestre Cartola Verde-Rosa é Tradição”. O enredo lembra a vida e a obra do compositor falecido em 1980, símbolo da Mangueira e um dos nomes mais importantes da história do samba. A escola Unidos do Bairro Alto leva para a Avenida a preocupação com o meio ambiente, dentro do tema “Reciclagem: Lição de Todo Dia”. Um mergulho na memória de outros carnavais é o que promete a escola Os Internautas, com o enredo “Lembranças do Palhaço”.

A Leões da Mocidade abre o desfile das escolas do Grupo A, com a criação “Do seu povo sua glória... o nordeste passa por aqui”, abordando os costumes e tradições dos nordestinos que ajudaram a construir o Brasil. “Um beijo no seu coração” é o tema da Embaixadores da Alegria, que conta a história do beijo, desde as primeiras referências ao ato, além de curiosidades sobre o toque de lábios. A Acadêmicos da Realeza, escola campeã de 2008, encerra o desfile com “Do Alto da Glória... Para 100 Anos de História”, retratando a trajetória do Coritiba Futebol Clube, considerado um dos patrimônios esportivos do Paraná.

Nenhum comentário: