segunda-feira, 16 de março de 2009

Contadores de histórias narram lendas de Curitiba

O programa Curitiba, qual é a sua? foi elaborado especialmente para o mês do aniversário da cidade

Os contadores de histórias Carlos Daitschmann e Lúcia Sartori desenvolvem durante este mês o programa Curitiba, qual é a sua, elaborado especialmente para comemorar o aniversário da cidade. Nas sessões de contação de histórias, realizadas em escolas, creches, centros de educação integral, asilos e outras unidades de atendimento social da Prefeitura, os arte-educadores da Fundação Cultural de Curitiba optam por um repertório voltado às lendas e tradições curitibanas. Mas, assim como narram histórias de Curitiba, eles também pedem ao público que contem suas próprias histórias relacionadas à cidade.

A lenda do índio Tindiquera e da imagem de Nossa Senhora da Luz, que teriam apontado o local para a fundação da cidade, a lenda da serpente e do tesouro do pirata Zulmiro, que estariam enterrados nas ruínas de São Francisco, o mito da loira fantasma e o caso de Maria Bueno são apresentados para despertar a curiosidade da platéia. “Com isso, incentivamos as pessoas a contarem histórias que elas conhecem ou mesmo suas próprias histórias de vida em Curitiba”, explica Carlos Daitschmann.

As sessões do Curitiba, qual é a sua? acontecem durante o mês de março, em locais já definidos. Serão atendidas unidades dos bairros Vila Nossa Senhora da Luz, Pinheirinho, Bairro Novo, Tatuquara, Boqueirão, Cajuru, Santa Felicidade, Vila Guaíra, Jardim Gabineto e Centro.

Nenhum comentário: