quarta-feira, 18 de março de 2009

Exposição do projeto Museu na Escola é levada ao MON


Seleção de imagens, desenhos, fotografias, gravuras, pinturas e esculturas do acervo da Prefeitura de Curitiba será apresentada pelo Museu Oscar Niemeyer, a partir do próximo sábado (21).

Pinturas, esculturas, gravuras, desenhos, fotografias e imagens pertencentes ao acervo artístico da Prefeitura de Curitiba estarão em exposição a partir do próximo sábado (21), no Museu Oscar Niemeyer. A mostra do MON, denominada Diálogos de um Acervo – Museu na Escola, apresenta 100 obras originais de grandes artistas brasileiros e estrangeiros, que contemplam diversas formas de expressão e diferentes períodos da história da arte. A seleção é a mesma que compôs o projeto Museu na Escola, desenvolvido em 2008 pela Fundação Cultural de Curitiba e Secretaria Municipal da Educação.

Nessa exposição, o público terá contato com trabalhos de Pablo Picasso, Andy Warhol, Di Cavalcanti, Oswaldo Goeldi, Lasar Segall, Pancetti, Cândido Portinari, Manabu Mabe, Aldemir Martins, Alberto da Veiga Guignard, Poty Lazzarotto, Guido Viaro, Theodoro de Bona, entre outros. A mostra cobre um período que abrange o início do século XIX, quando Jean-Baptiste Debret, artista da Missão Francesa no Brasil, passou pelo estado do Paraná, até o ano 2000, com as aquisições mais recentes. O trabalho de pesquisa e de seleção, feito pelos críticos de arte Fernando Bini e Rosemeire Odahara, deu-se num universo de aproximadamente 5 mil obras que integram o acervo municipal.

No MON, as obras ocupam a Sala Rembrandt e estarão agrupadas por temas, conforme a disposição concebida para o projeto Museu na Escola. Os temas nucleares são Abstração, Espaço, Mitos, Objetos, Corpo, Ritos e Natureza. “Mesmo que este conjunto possa revelar um caminho na história da arte, esta não foi a intenção inicial. Para enfatizar a unidade deste conjunto, partiu-se de uma análise do desenvolvimento de nosso imaginário, na tentativa de restituir as transformações sofridas nos valores simbólicos destas imagens”, diz Fernando Bini.

O projeto Museu na Escola foi desenvolvido com o objetivo de despertar nas crianças o olhar sensível e reflexivo sobre o mundo da arte. As reproduções das obras escolhidas deram origem também a um material didático, organizado e produzido especialmente para professores e alunos da rede municipal de ensino. O material, composto por um caderno de estudos para o professor, dois encartes (um mapa e uma linha do tempo), 100 pranchas com as reproduções das obras e um suporte expositor, foi utilizado em sala de aula. Depois, os alunos puderam complementar seus conhecimentos vendo de perto algumas obras originais, numa exposição montada no Memorial de Curitiba.

Para o presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Paulino Viapiana, a parceria com o Museu Oscar Niemeyer contribui para a continuidade do projeto e reforça sua atitude de parceiro dos educadores. “Ao abrir as suas portas para pequenos iniciantes no caminho da descoberta e apreciação do espaço museológico, o MON oferece também ao seu grande e fiel público a oportunidade de conhecer ou rever este importante patrimônio da cidade de Curitiba”, afirma Viapiana.

Serviço:

Exposição Diálogos de um Acervo – Museu na Escola

Local: Museu Oscar Niemeyer – Rua Marechal Hermes, 999

Data: de 21 de março (abertura às 11h) a 26 de julho de 2009. Horário de visitas de terça-feira a domingo, das 10h às 18h.

Informações: (41) 3350-4400 / www.museuoscarniemeyer.org.br


Nenhum comentário: