sábado, 28 de março de 2009

FCC divulga selecionados do edital Pontos de Cultura

Foram selecionados nove projetos que receberão recursos do

Ministério da Cultura e da Prefeitura de Curitiba

A Fundação Cultural de Curitiba divulgou a relação dos aprovados no edital Pontos de Cultura, lançado em parceria pela Prefeitura e Ministério da Cultura para apoiar iniciativas da comunidade. Foram selecionados nove projetos que receberão recursos financeiros para a sua implementação. Outro edital será lançado no próximo mês para seleção de novos projetos.

O edital foi lançado em Curitiba no final do ano passado e recebeu 32 inscrições. Destes projetos, 19 foram habilitados na análise documental, 13 passaram pela avaliação técnica e, finalmente, nove foram aprovados pela comissão de análise de mérito. São eles: Quem sou eu? (Afro Globo Fórum Cultural), Caminho das Índias (Associação de Yoga do Paraná), Hip Hop no Ponto (Associação dos Quatro Elementos da Cultura Hip Hop do Estado do Paraná), Aprendiz Semeador – Caminhos para uma educação sensível (Associação Malasartes – Educação Sensível), Projeto Lentilha (Companhia de Eventos Culturais e Sociais Axecia), Passagens Literárias (Fundação Sidônio Muralha), Arte em Cena (Instituto de Defesa dos Direitos Humanos), Dançando com os elementos da natureza (Projeto de Danças Artes em Geral) e Globalização da Cultura (Sociedade dos Amigos da Cultura Ucraniana).

Espalhados por todo o Brasil, os Pontos de Cultura fazem parte do programa Mais Cultura do governo federal. Em Curitiba está prevista a instalação de 30 pontos, preferencialmente nos bairros. Além dos nove já selecionados, outros 21 projetos ainda poderão ser beneficiados pelo programa em novo edital a ser lançado pela Fundação Cultural. Podem se inscrever instituições da sociedade civil, sem fins lucrativos, legalmente constituídas, de caráter cultural ou com histórico de atividades culturais, sediadas e que atuem na produção artístico-cultural há pelo menos 3 anos no município de Curitiba.

Os projetos selecionados recebem cada um R$ 180 mil reais em três parcelas anuais de R$ 60 mil. Os diversos pontos de cultura passam a integrar a rede Cultura Digital, que estabelece a comunicação entre os diversos pontos de cultura do Brasil, e possibilita a divulgação das atividades produzidas e dos produtos culturais elaborados. A Fundação Cultural de Curitiba é a responsável pela coordenação dos trabalhos em Curitiba, desde a formulação do edital, recebimento das propostas, seleção dos projetos, repasse de recursos, mobilização, implementação, acompanhamento, supervisão e fiscalização da rede de Pontos de Cultura na cidade.

Nenhum comentário: