sábado, 7 de março de 2009

Restauro em museus é tema da Hora da Prosa

A arquiteta Giceli Portela abre a série de palestras do programa Hora da Prosa. O encontro acontece na próxima quarta-feira (11), às 18h, na Casa Hoffmann.



O programa Hora da Prosa, desenvolvido pela Fundação Cultural de Curitiba, inicia a série de palestras em 2009 com o tema O patrimônio histórico e a intervenção de restauro em museus, que será apresentado pela arquiteta Giceli Portela. O encontro acontece na próxima quarta-feira (11), às 18h, na Casa Hoffmann, com entrada franca.

Giceli Porteli falará sobre os projetos e obras de restauro realizados no Museu Nacional de Belas Artes (RJ), Museu Casa da Hera (RJ) e Museu do Diamante (MG). Essas unidades são tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o que lhes confere peculiaridades na definição de critérios de intervenção e técnicas utilizadas. A arquiteta apresentará durante a palestra o relatório fotográfico dos trabalhos realizados nesses museus. Giceli Portela é formada pela PUC-PR, mestre em Arquitetura e Urbanismo pela USP, especialista em restauro de afrescos com curso em Florença (Itália), presidente do Instituto Vilanova Artigas e diretora do Instituto dos Arquitetos do Brasil – regional Paraná.

O programa Hora da Prosa é voltado à discussão de temas relacionados à história, à memória e ao patrimônio cultural de Curitiba. Ocasionalmente, os encontros também abordam questões patrimoniais de relevância nacional e internacional. Os palestrantes são escolhidos entre profissionais que atuam na área do patrimônio cultural.

Voltadas a um público formado por historiadores, arquitetos, antropólogos, artistas, professores e estudantes universitários, as reuniões permitem ampliar conhecimentos e, filmadas em formato digital, são incorporadas ao Centro de Documentação da Casa da Memória. O programa tem o apoio do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), sendo considerado curso de capacitação para os funcionários da Prefeitura Municipal de Curitiba.



Serviço:

Hora da Prosa - O patrimônio histórico e a intervenção de restauro em museus, com a arquiteta Giceli Portela

Local: Casa Hoffmann (R. Claudino dos Santos, 58 – Setor Histórico)

Data: 11 de março de 2009 (quarta-feira), às 18h

Entrada franca.

Nenhum comentário: