sábado, 14 de março de 2009

Seminário internacional debate mídia e violência

A Universidade Metodista de São Paulo e a Universidade Federal do Rio de Janeiro promovem o Seminário Internacional Mídia e Violência, que contará com a participação de especialistas brasileiros, americanos e canadenses. A espetacularização da violência na mídia, políticas editoriais e dilemas éticos serão alguns dos temas em debate.

Incidentes ocorridos com profissionais da imprensa nas grandes cidades brasileiras levaram os veículos a repensar sua atuação. Jornalistas e pesquisadores de universidades e centros de pesquisa brasileiros irão debater violência e Jornalismo, fazendo uma análise da evolução da política editorial nos meios de comunicação no Brasil e da abordagem da violência pela mídia.

Em São Paulo, alguns dos destaques são Caco Barcellos, da TV Globo, que falará de sua experiência como repórter investigativo consagrado; Bruno Paes Manso, do Jornal O Estado de S. Paulo, autor de Homem X - uma reportagem sobre a alma do assassino; e Valmir Salaro, da TV Globo, também referência no jornalismo investigativo.

No Rio, destaque para a participação de Fernando Molica, do jornal O Dia, que fará um apanhado sobre 50 anos de manchetes de crimes; Paulo Vaz, pesquisador da UFRJ, que apresentará estudo da mídia que associa a criminalidade à condição sócio-econômica; Raphael Gomide, da Folha, que contará sua experiência em reportagens investigativas que lhe renderam prêmios de jornalismo; e Marcelo Moreira, da TV Globo, que abordará a segurança do profissional de jornalismo.

O Seminário contará também com a presença de Doug Saunders, chefe do escritório de Londres do jornal canadense The Globe and Mail, que tecerá comentários sobre os desafios da cobertura jornalística em zonas de conflito.

O evento também dará espaço para uma mostra de filmes produzidos por jovens, que tratam a questão sobre a violência e a mídia, com o apoio da Associação Cultural Kinoforum.

O Seminário Internacional sobre Mídia e Violência conta com a parceria da UNESCO, da Kinoforum, do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania da Universidade Cândido Mendes – CESeC, e com a colaboração da Universidade Metodista de São Paulo e da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e as missões diplomáticas do Canadá e dos Estados Unidos.


Ele será realizado em São Paulo no dia 24/03 e no Rio, nos dias 26 e 27/03. Outras informações nos sites da Metodista e da UFRJ.

Nenhum comentário: