segunda-feira, 16 de março de 2009

Sorria, você está sendo controlado

Sorria, você está sendo controlado
Resistência e poder na sociedade de controle
de Sonia Regina Vargas Mansano


192 pág.

Basta caminhar pelas ruas centrais de uma cidade para perceber como nossa vida encontra-se monitorada por diferentes instrumentos tecnológicos – como as câmeras e os comerciais que atraem nossa atenção para diferentes mercadorias ou serviços.

Pensando na maneira como vivemos hoje percebemos que somos controlados de diversas formas e em todo lugar. O controle tornou-se um dispositivo sofisticado que se disseminou no cotidiano e passou a fazer parte da vida da população sem ser necessariamente identificado como tal. Como resistir a ele? Sonia Mansano analisa os diversos tipos de controle a que estamos submetidos e propõe algumas formas de resistência.

Os dispositivos de controle descritos nesta obra, fundamentada pelos estudos de Deleuze e Foucault, atingem dimensões da existência outrora preservadas e praticamente inacessíveis. No decorrer da leitura, é possível perceber que esses dispositivos não são meramente impostos à população, contando com a legitimação do cidadão comum. Diante desse quadro, a autora fala sobre a possibilidade de resistir e de criar novos modos de vida que não estejam baseados no controle.


A AUTORA

Sonia Regina Vargas Mansano é psicóloga pela Universidade Estadual de Londrina, onde é docente do Departamento de Psicologia Social e Institucional. Seguiu seus estudos de mestrado e doutorado na área de Psicologia Clínica, obtendo o título de doutora pela PUC-SP. É autora de Vida e profissão: cartografando trajetórias (Summus, 2003) e co-autora de Falando de Amor: uma escuta musical dos vínculos afetivos (Ágora, 2006).

Para ler as primeiras páginas do livro, clique aqui


UM LANÇAMENTO







Nenhum comentário: