quinta-feira, 9 de abril de 2009

Ciclo de debates reúne artistas do Bolsa Produção


Os artistas contemplados na terceira edição do programa

Bolsa Produção para Artes Visuais falam sobre seus trabalhos.


A Fundação Cultural de Curitiba promove de 14 a 16 de abril, no Centro Cultural Solar do Barão, um ciclo de mesas-redondas com curadores, críticos de arte e artistas que participaram da terceira edição do programa Bolsa Produção para Artes Visuais. Nos encontros, os doze artistas e grupos contemplados com bolsas para desenvolvimento de projetos em 2008 terão oportunidade de explicar o processo de criação e elaboração de seus trabalhos. Na ocasião será lançado também o catálogo das exposições, que estão abertas no Solar do Barão e no Memorial de Curitiba até o dia 3 de maio.

A primeira mesa-redonda acontece terça-feira (14), às 19h30, com a participação dos membros da comissão de seleção e acompanhamento dos projetos: Mário Ramiro (artista e curador), Daria Jaremtchuk (crítica de arte e curadora), Goto (artista plástico e curador), Elvo Benito Damo (artista e orientador do Ateliê de Escultura do Centro de Criatividade de Curitiba) e Ana Gonzalez (artista e coordenadora do programa Bolsa Produção para Artes Visuais).

Na quarta-feira (15), às 19h, o primeiro grupo de artistas fala sobre suas obras: Marcelo Scalzo, Lílian Gassen, Gláucia Flügel, Juliana Burigo, Ana Godoy e Glauco Salamunec. No dia 16 (quinta-feira), no mesmo horário, será a vez de Cláudia Washington, Mila Jung, Fábio Noronha, Marga Puntel e os integrantes dos grupos Orquestra Organismo (Lúcio de Araújo, Simone Bittencourt e Guilherme Soares) e Couve-Flor Minicomunidade Artística Mundial (Elisabete Finger, Neto Machado e Ricardo Marinelli).

Para receber as bolsas e trabalhar em seus projetos durante dez meses, os artistas passaram pelo processo de seleção do edital Bolsa Produção 2008, do Fundo Municipal da Cultura, da Prefeitura de Curitiba. Todos concluíram seus projetos e o resultado pode ser visto nas exposições, inauguradas no início do mês de março. O programa foi concebido para incentivar diretamente as manifestações de artes visuais desenvolvidas na cidade. São trabalhos em escultura, fotografia, pintura, vídeo e instalações, que seguem tendências contemporâneas, como é o caso do uso do vídeo e das tecnologias digitais, a ocupação de espaços urbanos e mesmo a desmaterialização da arte.

Serviço:

Mesas-redondas e lançamento do catálogo das exposições do programa Bolsa Produção

Local: Centro Cultural Solar do Barão (Rua Carlos Cavalcanti, 533) – Sala Scabi

Datas e horários: 14 a 16 de abril, às 19h

Entrada franca

Nenhum comentário: