quarta-feira, 15 de abril de 2009

Dicionário Internacional da Outra Economia


Dicionário Internacional da Outra Economia

Coordenação: Antonio David Cattani; Jean-Louis Laville; Luiz Inácio Gaiger e

Pedro Hespanha

Número de páginas: 350










Dicionário Internacional da Outra Economia

coordenado pelos sociólogos gaúchos Antônio Cattani e Luís Inácio Gaiger


O livro é um marco no planejamento estratégico do Grupo Almedina, sediado em Coimbra, Portugal.

Com esta obra, a Almedina Brasil, unidade brasileira do Grupo Editorial deixa de ser apenas distribuidora para se transformar, também, numa prospectora e divulgadora da nova produção intelectual do Brasil.

O Dicionário Internacional da Outra Economia já foi editado sob as normas que unificaram a ortografia da Língua Portuguesa, o que o torna uma obra apta a toda a Comunidade de Países de Língua Portuguesa - CPLP.

O Dicionário Internacional da Outra Economia surgiu dos encontros do Fórum Social Mundial e se propõe a clarificar e precisar conceitos e teorias relacionados aos processos alternativos à economia capitalista.

Os sociólogos Antônio Cattani e Luís Inácio Gaiger, juntamente com o francês Jean-Louis Laville e o português Pedro Hespanha coordenaram as contribuições de cerca de 50 cientistas, que formularam 58 verbetes para conceituar uma outra economia transcendente à lógica do mercado e do capital. É uma obra coletiva e interdisciplinar, haja posto que congrega o pensamento de economistas, sociólogos, advogados, engenheiros, cientistas políticos, biólogos, educadores, filósofos e psicólogos

Os verbetes estão estruturados da seguinte forma: definição sintética, gênese, desenvolvimento histórico do conceito, controvérsias, atualidade e validade do conceito. Entre os verbetes, vale destacar os conceitos de autogestão, comércio justo, cooperativismo, desenvolvimento local, economia popular, economia moral, terceiro setor, economia solidária, moeda social e socioeconomia solidária.

O Dicionário Internacional da Outra Economia mostra que as estratégias de sobrevivência frente a economia formal devem ir além das práticas sociais do cotidiano envolvendo famílias, vizinhanças e comunidades. São as lutas no plano da macropolítica por meio de mecanismos como a democratização dos ambientes de trabalho, as novas lutas sindicais e os controles sociais sobre a aplicação da alta tecnologia.

Contudo, não se trata de um livro ingênuo e incondicional na defesa “do outro mundo possível”. Na realidade, os textos apresentam visão crítica a partir de um exame criterioso das próprias contradições existentes nas práticas sociais analisadas. Traz, assim, uma produção de conhecimento engajada no avanço de relações, processos e estruturas sociais, econômicas, políticas e culturais.


AS EDITORAS

A Almedina nasceu em Coimbra, em 1955, e rapidamente tornou-se referência nos meios acadêmicos, a ponto de hoje ser reconhecidamente uma das mais importantes editoras portuguesas na área do Direito, tendo como um dos pilares de sua política editorial a publicação de teses de mestrado e doutorado de novos autores e correntes de opinião e investigação.

A Almedina também publica em diversas outras áreas do saber, notadamente em obras sobre Estudos Literários e Linguística dos mais importantes autores, destinadas principalmente ao Ensino Superior.

Mas o Grupo Almedina não se restringe a uma editora. Por meio de publicações do selo Edições 70, o grupo demonstra a opção preferencial pela Cultura, no sentido amplo do termo. O catálogo da Edições 70 é centrado nas Ciências Humanas e Sociais, com uma listagem de títulos em língua portuguesa sem comparação com outras editoras, que abrange do ensaio à historiografia, da investigação antropológica à divulgação do saber científico, da problemática atual na arquitetura e no urbanismo ao ensaio sobre arte, da música e teatro à filosofia até ao pensamento da antiguidade clássica, sempre com extremo rigor no seu tratamento, buscando a homogeneidade interdisciplinar e a oportunidade temática.

A Actual Editora, que também é outro selo do grupo é reconhecida pelas publicações nas áreas de Gestão empresarial e Economia.

Diogo Bettencourt, executivo da Almedina Brasil, informa que o planejamento para a internacionalização das editoras está sendo feito com o olhar voltado ao mercado ao qual atua e que pretende publicar autores nacionais e produtos que venham ao encontro da necessidade do público da área em questão.


Lançamento

ALMEDINA

Nenhum comentário: